Investimentos em habitação garantem moradia digna e estimulam construção civil em Campo do Tenente

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/05/2013 - 11h50

Para todo cidadão, a casa própria é sinônimo de dignidade. Pensando nisso, o Governo Federal, Estadual e o município de Campo do Tenente investem significativamente na habitação popular. Já são mais de R$ 5 milhões empregados no setor, proporcionando a muitas famílias de baixa renda a realização do sonho de ter um imóvel próprio.

Segundo o prefeito Jorge Quege, o município está em busca de uma área de aproximadamente 2 alqueires no quadro urbano do município, para a implantação de mais 150 moradias pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) é um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela CAIXA. O objetivo do Programa é a produção de unidades habitacionais, que depois de concluídas são vendidas sem arrendamento prévio, às famílias que possuem renda familiar mensal até R$1.600,00.

Para as famílias carentes ou que estão com as moradias em área de risco, o município já assinou contrato com a Cohapar e com os mutuários para a construção de mais 40 unidades habitacionais no Loteamento do Divino pelo programa Sub 50, que tem por objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, em áreas urbanas, voltadas ao atendimento de beneficiários. Todas as unidades tem subsídio do Governo Federal, Estadual e contrapartida do Município.

Para as famílias carentes na área rural, estão em fase de acabamento 11 unidades e o Município assinou o contrato de mais 11 unidades ainda para este ano. Este programa do governo estadual está buscando reordenar as políticas públicas habitacionais para o meio rural, possibilitando aos agricultores familiares mais carentes o acesso à casa de alvenaria. Desta forma acredita-se que o pequeno agricultor possa ter uma qualidade de vida melhor junto com seus familiares, dessa forma seus filhos possam ter maior interesse em continuar na área rural, dando continuidade nas atividades de agricultura familiar.

Setor fortalecido

Com o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, os investimentos em habitação popular no município ganharam ainda mais impulso. Aqui, o programa é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Executivo Municipal. Como resultado, até 2012, já haviam sido cadastradas mais de 200 famílias e entregues 21 empreendimentos para famílias que recebem no máximo três salários mínimos e meio.

O saldo do Minha Casa Minha Vida em Campo do Tenente é muito positivo por três motivos básicos: diminuição do déficit habitacional, redução do desemprego e geração de renda. O trabalho que vem sendo feito no município é muito bom, uma vez que existe a preocupação do município em dotar os empreendimentos com escolas, creches e postos de saúde.

Cadastro

O Programa Municipal de Habitação reúne hoje cerca de 250 cadastros. Os interessados em realizar o cadastramento devem se dirigir ao Departamento de Habitação, no Centro de Convivência Rosel da Silva, na Rua Jorge de Barros, 45 – Telefone: (47) 3628 1366. Documentos necessários: CPF, RG, Certidão de casamento ou nascimento, NIS e CAD único que devem ser feitos ou atualizados no CRAS na rua Avelino Afonso Ribas, 70, Centro, Tel.: (41) 3628 1754.

Assinatura do contrato da Coahapar com a senhora Silvana Rezende, mãe de uma familia contemplada com uma casa

Reunião com mutuários das moradias rurais

Terreno que aguarda liberação do IAP para construção de mais 40 moradias - Loteamento do Divino

Moradias entregues no Loteamento do Divino

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.