A invasão de mercadorias no Brasil, tem gerado mudanças na linha de trabalho do governo, que este ano passa a adotar medidas para fortalecer os produtos nacionais frente as importações, como ressaltou Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (Mdic) em entrevista concedida a revista Pró-Inovação de maio de 2011. O Mdic contempla os setores produtivos com potencial de exportação ou de gerar ampliação da estrutura industrial do país. Mas, esse processo não é restrito as grandes corporações, as micro e pequenas empresas também podem usufruir desses incentivos, através dos fóruns permanentes coordenados pela equipe do Mdic.
Outra forma de buscar recursos é através dos editais dos prêmios: Sinapse da Inovação, Sttemer da Inovação, Senai, Sesi e Serviço de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec). Essas instituições têm recebido apoio do governo para aprimorar os processos e aumentar os incentivos financeiros, além de expandir a abrangência da destinação dos recursos. O Sebraetec, que passou por reformulação em 2010, hoje, possui subsídios para à inovação tecnológica no total de R$787 milhões.
Nesse sentido, a Propriedade Intelectual (PI) tem se tornado uma ferramenta do Brasil para incrementar o desenvolvimento econômico e social. Para isso será criada uma Rede Regional de Fomento à Tecnologia e Inovação envolvendo, inicialmente, 17 países com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Em maio, no México, foi analisado o papel dos Institutos de Propriedade Intelectual e de Fomento no sentido de ressaltar a importância da PI para o desenvolvimento e a necessidade de criação de políticas públicas que intensifiquem o uso desta ferramenta. Com esse objetivo que o Programa de Proteção Intelectual (Printe), foi disponibilizado para que através da Associações Empresariais de Santa Catarina, os empreendedores obtenham o diferencial gerado pela correta proteção e utilização do capital intangível de suas empresas.
Procure a Associação Empresarial de Mafra – ACIM, rua Felipe Schmidt, 266, (47) 3642-5367, ou acesse www.printe.com.br.