Segundo a programação oficial do aniversário do município, está agendada para próxima terça-feira (26) a inauguração da obra de recapeamento asfáltico da via. No entanto, somente o asfalto ficou pronto. Calçadas de passeio, redutores de velocidade, meio fio e pintura da faixa de rolamento devem ficar “a posteriori”
Não foi somente sem energia elétrica que o temporal que caiu em Itaiópolis na noite de domingo (17), deixou boa parte da área urbana. Um grande volume de água, vendaval e trovões causaram danos em várias ruas centrais como é o caso da Duque de Caxias, que está em obras de recapeamento asfáltico. Logo no início da manhã de segunda (18), a reportagem da Gazeta de Itaiópolis foi procurada pela família Gelbcke, que mora na esquina da Rua Rui Barbosa com a Duque de Caxias. O rompimento da tubulação pluvial, se é que ela exista, na metade da ladeira (em frente à gráfica Zanguelini) causou o transbordamento de água e lodo, que foram parar diretamente no jardim da mãe de Everton Gelbcke.
Os moradores ficaram impressionados com o volume de água. Um grande buraco se formou, mais uma vez, na ladeira. A área foi demarcada com fita zebrada. Mas, a invasão da lama para o pátio da família Gelbcke se deu porque o novo recape asfáltico encobriu o meio fio, deixando à residência em desnível e consequentemente vulnerável as calamidades de intempéries. Assim que o tempo melhorou na segunda, a família iniciou a retirada do lodo e dejetos, que por pouco não tomaram a casa. Enxadas e pás foram utilizadas na empreitada de remoção da terra, na expectativa de escavar valas com intuito de desviar o fluxo da água.
Alguns moradores disseram que as obras estão causando transtornos, principalmente para a saída de veículos das casas. As calçadas, do tipo passeio, foram desmanchadas, e em praticamente toda a extensão da via há montes de lajotas, terra e encanamentos desprotegidos. A situação na Duque de Caxias é semelhante nos trechos que confrontam de esquina com as Ruas Augusto Wendt e José Ribovski. Nesta última, a intensidade do temporal e da força da água acabou danificando significativamente o recapeamento asfáltico, principalmente nas laterais da via, na fusão com a sarjeta. Máquinas da empresa estavam reiniciando os trabalhos ainda na quinta-feira última.
Outras residências nesse trecho, que também estão em desnível da via acabaram invadidas por água e lama da chuva do domingo. O poder executivo municipal, que contratou empresa para recapear a via que estava intransitável, lançou a programação oficial em alusividade aos 92 anos de história política e administrativa de Itaiópolis. As cerimônias comemorativas devem iniciar amanhã. De acordo com o cronograma festivo, na próxima terça-feira (26), a Prefeitura pretende inaugurar as obras de pavimentação asfáltica, em pelo menos nove ruas. A solenidade vai iniciar às 10h na Rua Manoel Pedro da Silveira. Mesmo somente com o pavimento (manta) asfáltica concluída na Rua Duque de Caxias, sem contar que ainda falta à confecção de meio fio, redutores de velocidade, pintura da faixa de rolamento e início da recuperação das calçadas para pedestres, a via também está no pacote de inauguração. Em tese, inacabada, a Prefeitura vai inaugurar a obra. No próximo dia 28 de outubro o município completa 92 anos. A data deve ser comemorada com a entrega de obras em vários segmentos da sociedade, executadas pelo poder público.