DEM e PDT pedem cassação da candidatura de Paulinho Dutra e Pedro Machado
A chapa denominada Coligação pela Moralidade, composta pelos vereadores e candidatos a prefeito nas eleições de 04/05, Valdir Ruthes e José Marcos Witt, entrou na última quinta-feira (26/04) com pedido de impugnação contra a chapa composta por Paulinho Dutra (PR) e Pedro Machado (PSDB).
O motivo da impugnação se deu porque o prefeito Paulinho Dutra, na manhã da última segunda-feira (23/04), concedeu entrevista as rádios locais, durante a inauguração de um Posto de Saúde no bairro Jardim América. Sendo assim, a chapa “Coligação pela Moralidade” entendeu que Paulinho enquanto prefeito, fez uso da palavra com cunho eleitoral, contrariando a legislação eleitoral vigente, mediante propaganda (antecipada) fora do horário eleitoral. Além da cassação do registro das candidaturas ou do diploma, o DEM e PSDB, pedem aplicação de multas e as respectivas gravações do áudio que foi ao ar naquele dia para fins de prova.
O PR, partido do Paulinho, diz estar tranquilo, pois enquanto prefeito, Paulinho não está impedido de usar os meios de comunicação e que esta é uma eleição atípica e indireta, pois, somente os vereadores têm direito a voto, desta forma jamais iria causar um desiquilíbrio nas eleições.
PPS impugnou Valdir Ruthes e Wittinho
O presidente do PPS, Luiz Cláudio Rodrigues, entrou com o pedido contra a chapa do DEM e PDT, mas especificamente contra Valdir Antonio Ruthes, que não teria se desincompatibilizado de seu cargo na Prefeitura antes do prazo previsto na resolução.
PTB entrou contra a chapa de Antonio Arten
A terceira e última impugnação veio do PTB, através de seu presidente Rodney Luiz Medeiros, contra a chapa do PP, em específico contra Antonio Arten, a argumentação é de que faltaram documentos, entre eles prova de filiação partidária e juntada de quitação perante a Justiça Eleitoral.
Os pedidos de impugnações serão julgados pela Mesa Diretora, dia 02/05/2012 é o prazo final para a Mesa deliberar sobre os pedidos de inscrição de chapa e impugnação de chapa ou candidatura, até às 14h.
O presidente da Câmara também tem direito ao voto e caso haja empate, o presidente tem o voto de minerva. A composição da Mesa é Osni Martins, Roberto Scholze, Milton Antunes e Vicente Saliba.
