Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância da separação do lixo reciclável, a Prefeitura de Quitandinha, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estão engajados em um trabalho inédito no município.
Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, com o apoio do Instituto Emater, estão realizando desde terça-feira (2), o trabalho de conscientização da população sobre a importância da redução da produção e adequação correta do lixo produzido pelos quitandinhenses.
De acordo com a diretora do PETI, Inês Bernadete Rodrigues, o projeto ‘nasceu’ devido à necessidade de melhorar a eficiência da coleta e destinação do lixo doméstico do município, já que muito destes lixos são encaminhados indevidamente para a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Quitandinha, a ACOMAR.
Isto, segundo Inês, estaria dificultando o trabalho de separação do lixo na associação. “Estamos procurando conscientizar à população a separar o lixo reciclável de forma correta e também para aproveitarem o lixo orgânico como adubos. Assim, diminuímos a quantidade de lixo produzido com o consumo responsável”, explicou a diretora do PETI.
Para alcançar os resultados positivos junto à população, segundo Inês, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Quitandinha receberam informações técnicas do biólogo da Emater, Orlando Assis.
Após a formação técnica, os alunos iniciam em grupos as visitas residenciais, onde conversam com os moradores principalmente sobre o ‘lixo’. Distribuição de folders com datas da coleta do lixo e materiais recicláveis, bem como a exposição de outras informações também são realizadas nestas ocasiões.
“Os primeiros resultados estão sendo muito satisfatórios, pois a comunidade tem demonstrado muito interesse pelo assunto e também tem se colocado à disposição para contribuírem com a redução da produção do lixo e da poluição. Além disto, os alunos do PETI estão sendo muito bem recebidos, o que nos agrada muito”, concluiu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Quitandinha, Gerson Rogoski.