A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta última quinta-feira (2), um evento em comemoração ao Dia Mundial do Aleitamento Materno. A programação aconteceu durante a manhã no Clube Recreativo.
Nesta oportunidade foram realizadas palestras educativas para um público formado principalmente por gestantes quitandinhenses, onde o objetivo era destacar a importância da amamentação dos bebês nos primeiros meses de vida.
De acordo com a médica Isabel Cristina, o aleitamento materno é uma vacina para o organismo das crianças, pois este dá resistência e têm substâncias contra possíveis doenças. Além disso, segundo a profissional, a amamentação é a ligação afetiva entre mãe e filho.
Durante o evento também foi abordada a questão das gestantes terem cuidados com elas mesmas, como com a saúde, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar durante o período de gestação, entre outros, já que casos como esses citados podem ocasionar sérios problemas para as crianças.
Atualmente, segundo o secretário de Saúde, Daniel Andrade, Quitandinha têm registrado em cadastrado de banco de dados 110 gestantes. Esse número é referente às gestantes que hoje fazem o pré-natal na Unidade de Saúde da sede e também no interior.
Segundo o secretário, todos os setores de saúde estão estruturados e contam com funcionários qualificados e preparados para desempenhar suas funções.