Médicos são prioridade no município de Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/08/2012 - 21h28

A questão saúde é um desafio nacional em virtude dos altos custos e também pela grande demanda. Para conseguir desempenhar um bom trabalho nesta importante área é necessário ter bons gestores, além de uma equipe preparada e entrosada na secretaria.

Logo em 2005, quando o prefeito Neco Prado assumiu a administração do município de Quitandinha, foi surpreendido ao encontrar um sistema de saúde municipal desestruturado e sem nenhuma condição de oferecer atendimento humanizado para população. Naquela ocasião não havia um plano formatado, nem médicos e apenas sete auxiliares de enfermagem.

Para reverter este quadro foi necessária naquela época a reestruturação de todo o sistema de saúde de Quitandinha, como por exemplo, a elaboração de um Projeto de Lei para a realização de concursos para contratação de novos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeuta, entre outros.

Outro problema encontrado na época era o transporte de pacientes para os hospitais de Curitiba, já que naquele período o município não tinha ambulância. Além disto, um veículo Kombi que era utilizado para atender a Estratégia da Saúde da Família, o ESF, estava com o assoalho quebrado e não tinha condições de ser utilizado em virtude da sua situação precária de uso. Atualmente quatro ambulâncias novas prestam o serviço de remoção simples no município.

Conforme o tempo foi passando os investimentos em saúde foram acontecendo e sendo ampliados na sequência. Hoje a realidade em Quitandinha é totalmente diferente, como por exemplo, no número de médicos que prestam atendimento no município. Atualmente são 11 os profissionais que atuam na rede pública de saúde municipal.

Além destes investimentos, a Prefeitura de Quitandinha ainda firmou um convênio junto ao Hospital Cristo Rei de R$ 53 mil por mês, o qual agora garante atendimento à população quitandinhense nos horários em que as Unidades de Saúde estão fechadas e também durante os feriados e finais de semana, cuidado assim da saúde da população quitandinhense 24 horas.

Atualmente, segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, foram contratados 120 profissionais para este setor, incluindo os 11 médicos que atuam no município. Além disto, ainda foram investidos na ampliação e melhoria das unidades tanto da sede, como do interior, a aquisição de equipamentos como Eletrocardiograma, Ultrasom, Raio-X odontológico, implantação do serviço de Raio-X no hospital, ônibus, quatro ambulâncias, bem como seis novos veículos para oferecer um serviço de qualidade e humanizado.

A Prefeitura de Quitandinha ainda investiu na construção do Centro de Atendimento Materno-Infantil, o CAMI, da Clínica da Mulher, Unidade de Diagnóstico e Apoio, reestruturação da Secretaria de Saúde. Em andamento estão a construção da nova Unidade de Saúde da Comunidade da Lagoa Verde, além da reforma dos Postos de Atendimento do Quicé e da Unidade de Saúde da Comunidade do Pangaré. O Posto de Saúde da sede do município também está em reforma, onde o investimento é de R$ 191 mil.

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Andrade, Quitandinha evoluiu muito em saúde nos últimos anos. “O prefeito Neco Prado e a gerente de programas de saúde, que naquela época era a titular da pasta de saúde Jacqueline Ribas da Cruz, enfrentaram inúmeras dificuldades, porém, nunca desistiram. Com o apoio dos profissionais, eles trabalharam e agora o que podemos ver é uma nítida evolução que tivemos na área de saúde em Quitandinha nestes últimos anos”, concluiu o secretário.

Confira o nome dos atuais médicos e também os locais de atuação de cada um deles no município de Quitandinha:

– Drª Aline de Cesaro Piva, Clínico Geral (sede);

– Dr Felipe Shawab Valentim dos Santos, Clínico Geral (sede);

– Drª Amanda de Souza Feltrim, Clínico Geral (sede);

– Drª Danielle Priscila Mauro, Clínico Geral (sede);

– Drª Isabel Cristina Pereira da Cunha, Ginecologista/Obstetra (sede);

– Dr Marcos Antônio da Silva, Clínico Geral, este funcionário do município, porém, cedido para o hospital;

– Drª Sarita Evelym Silva, Clínico Geral que atende pacientes com úlceras e varicoses (sede e Campina);

– Dr Luiz Roberto Peres, Clínico Geral do ESF das comunidades do Doce Fino, Doce Grande, Rio da Várzea e Água Clara;

– Drª Maria Cristina de Araújo Neves, Clínico Geral do ESF das comunidades do Doce Fino, Doce Grande, Rio da Várzea e Água Clara;

– Drª Lilian Gomes Leite da Silva, Clínico Geral do ESF das comunidades da Lagoa Verde, Pangaré, Cerrinho e Quicé;

– Dr. Valdemiro Gonçalves Junior, Clínico Geral do ESF das comunidades do Turvo, Cachoeira do Knopik, Cachoeira do Ipanema, Ribeirão Vermelho e Caí.

 

Dr. Felipe Valente

 

Dr. Luiz Roberto Peres Armelin

 

Dr. Valdemiro

 

Dra. Daniele Mauro

 

Dra. Isabel Cristina

 

Dra. Lilian Gomes

 

Dra. Maria Cristina

 

Dra. Sarita Evelin

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.