A Câmara de Vereadores de Mafra realizou sua sessão ordinária desta terça-feira, em conjunto com a Universidade do Contestado, de forma itinerante. A iniciativa partiu da UnC que dedicou esta reunião para as comemorações alusivas ao Centenário da Guerra do Contestado, que se deu no dia 22 de outubro.
A professora Clarice Gaudêncio deu inicio a sessão itinerante contando um pouco da história do Contestado e relacionando com os dias de hoje. Falou da grata honra em receber o Poder Legislativo e da parceria da Universidade com entidades públicas e privadas do território do Contestado, no intuito de desenvolver ações para discutir e refletir o tema.
Nominou as autoridades presentes, bem como os familiares e homenageados da noite, pessoas que tiveram e têm participação relevante na história do Contestado, sendo estes:
– Pedro Arilto Bevervanço;
– Meinrad A. F. Horn;
– Sandro Cesar Moreira;
– Antonio Dias Mafra;
– Fernando Tokarski;
– Maria Goldbach e
– Marina Medeiros.
Os professores Sandro Cesar Moreira e Antonio Dias Mafra fizeram uso da palavra com uma breve exposição sobre a história do Contestado. Da mesma forma fez o reitor da Universidade, José Alceu valério. Os vereadores também discursaram parabenizando os professores pelo relato, da mesma forma que comentaram o conteúdo dos requerimentos, sendo todos pertinentes ao tema e a Universidade.
Dentre os pedidos ao Executivo consta a implantação de rotatórias na Avenida Nereu Ramos, esta que irá facilitar muito o trânsito no local, bem como auxiliar na prevenção de acidentes devido ao movimento próximo a faculdade.
Os edis pediram também a pavimentação asfáltica das ruas Acácia Negra e Industrial Eugênio Fritsch, já que estas são de acesso e/ou saída de veículos da universidade.
Ainda foi requerido ao Executivo, estudo e viabilização para a realização de concursos de poesias e artes plásticas envolvendo o tema Centenário do Contestado, para estudantes da Educação Básica das escolas públicas e privadas situadas no município de Mafra no ano de 2013.
Por derradeiro foi pedido melhorias no monumento de São João Maria, na Praça Hercílio Luz, pois é um marco histórico importante na cidade, e que foi deixado de herança durante a Guerra do Contestado.
Moções
Os homenageados da sessão itinerante receberam Moção de Congratulações:
O professor Sandro Cesar Moreira pela dedicação ao resgate da História do Contestado. Sandro nasceu no dia 19 de agosto de 1959, é professor da UnC, desenvolveu trabalhos que demonstram um resgate histórico do Contestado. Seus livros lançados são: O Legado da Cultura Tropeira; Caminho das Tropas; e História do Contestado. Seus artigos publicados em jornais: História Regional: Os vestígios do Caminho das Tropas em Mafra; e Os impactos da Globalização na Nossa Região.
Ao professor Antonio Dias Mafra, também pela dedicação ao resgate da História do Contestado. Antonio é professor da UnC e foi responsável pelo desenvolvimento de trabalhos que demonstram um resgate histórico do Contestado. Sua dissertação de mestrado teve como tema: Aconteceu nos Ervais. Capítulo: Aspectos da História Regional. Projeto de Pesquisa: Os Caminhos Históricos da Base Econômica da Região de Canoinhas. Artigo Completo: A Educação Escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate.
À escritora Marina Medeiros, pelas pesquisas e produções realizadas. Marina é a autora do livro intitulado “Mafra 90 anos de História: Ontem… Hoje… E Sempre”, que demonstra um resgate histórico da cultura, fatos marcantes, trajetória e um panorama histórico do Município que contextualiza Mafra conforme o período histórico que o Brasil atravessava.
À historiadora Maria Goldbach, pelas produções artísticas produzidas. Ela desenvolveu produções que ilustram com profundo conhecimento as características do povo e dos espaços no período do conflito do Contestado.
Ao professor e historiador Fernando Luis Tokarski, por desenvolver pesquisas que vem tornando o tema “O Contestado” objetivo de reflexão em nossa região. Fernando nasceu em Vallões (SC) e reside em Canoinhas (SC). É especialista em História do Contestado, História Regional e genealogia. Integra a Academia de Letras no Vale do Iguaçu (União da Vitória – PR), ocupando a cadeira 31. É historiador e professor da Universidade do Contestado. Publicou livros, artigos e desenvolveu pesquisas envolvendo o tema “O Contestado”. Seus artigos completos são: Pluralidades e Singularidades entre Canudos e o Contestado; Os polacos na Guerra do Contestado; O Homem do Contestado; e Os Poloneses do Contestado. Seus livros publicados intitulam-se: Cronografia do Contestado: Apontamentos Históricos da Região do Contestado e do Sul do Paraná; Aniba e Outros Povos. O Tamboreiro de Pedras Brancas; e Canoinhas: Espaço, Homem e Memória.
À família de Meinrad Anton Fridrich Horn, pelas obras de arte em palha desenvolvidas, que retratam marcos da história do Contestado. Meinrad nasceu na Alemanha no ano de 1939 e faleceu no dia 13 de março de 2003, deixando um legado artístico de milhares de obras raras em palha de milho seca. Duas de suas obras, a “Cidade de Belém” e “Passagens da vida de Cristo”, encontram-se em exposição permanente no Parque Ecoturístico Municipal Seminário Seráfico São Luiz de Tolosa (Rio Negro – PR). Seu último trabalho desenvolvido teve como tema o Contestado.
E ainda para Pedro Arilto Bevervanço por contribuição prestada para a UnC. A contribuição de para a Universidade ocorreu no dia 27 de abril de 1976 quando, na condição de prefeito municipal em exercício, quando sancionou a Lei nº. 890 de 27 de abril de 1976, que autorizou a doação de imóvel territorial urbano com área de 88.233,91 m², situado no Campo da Lança, para a Fundação Educacional do Norte Catarinense – FUNORTE.