Trevo da Dirmave não deve ser reaberto, diz inspetor da PRF em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/04/2013 - 20h12

A celeuma sobre o fechamento do trevo acesso entre o centro de Mafra e o bairro Jardim América, conhecido como ‘trevo da Dirmave’ parece estar longe de terminar, se depender de alguns vereadores e agora até mesmo do prefeito que, na última segunda-feira em reunião com alguns edis, já demonstrou interesse na ‘reabertura’ do referido trevo.

Inspetor Luciano Crisafulli Rodrigues

O vereador Bicheski mais uma vez solicitou à Polícia Rodoviária Federal informações já prestadas por duas vezes no Legislativo, referentes ao número de acidentes ocorridos junto ao referido trevo nos últimos anos e a resposta já está sendo encaminhada pelo inspetor Luciano Crisafulli Rodrigues, inspetor chefe da 6ª Delegacia PRF/Mafra. “Embora já tenhamos explanado aos vereadores quanto ao número de acidentes, motivações dos mesmos e inclusive sobre o fator de que não se pode ‘misturar’ o trânsito rodoviário com o trânsito urbano, mais uma vez estamos encaminhando as respostas aos questionamentos, para melhor esclarecer o edil e seus colegas de Câmaraâ€, diz.

Crisafulli destaca que normas internacionais atentam para o fato de que o trânsito urbano não pode se misturar ao trânsito rodoviário haja vista as velocidades serem diferentes, entre outros aspectos já analisados.

Destaca o inspetor que todo trevo tem uma situação quando implantado e que com o passar do tempo e acréscimo no número de veículos em circulação, precisa ser constantemente replanejado, além de lembrar que o atual ‘trevo da Dirmave’ apresenta problemas estruturais e de localização, onde em decorrência até de desníveis vários tombamentos de cargas já foram registrados.

Outro ponto abordado por Crisafuli diz respeito ao resultado de pesquisa realizada já em 2006 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e destaca que nos últimos dez anos somente em acidentes ocorridos no trevo citado ou em decorrência de algum problema detectado no mesmo, o Brasil gastou R$ 5.728.341,00 para atendimentos dos sinistros, sem considerar aí danos/condições sociais.

Sem considerar os índices de inflação de 2006 até o presente a pesquisa aponta que um acidente sem vítimas custa ao Estado R$ 16,8 mil, com base em todos os gastos desde combustível e desgaste de veículos, pagamento de policiais e de guinchos etc. Já acidente com vítimas em gravidade leve ou grave chega ao patamar de R$ 86 mil, considerando-se também gastos com Hospital (SUS), medicamentos e outros.

Para casos de acidentes com morte o custo ao Estado foi apontado pelo Instituto de Pesquisa como de R$ 418.341,00, acrescentando-se às demais despesas, também a movimentação e trabalho de todos os Órgãos que acabam se envolvendo e seguros. “Não podemos esquecer que em acidentes com vítimas de natureza leve ou de morte, podem ocorrer casos de falecimento de uma pessoa em idade produtiva e que sem seus vencimentos, irá gerar transtornos sociais e financeiros aos seus familiaresâ€, enfatiza o inspetor Crisafulli, lembrando que no ano em que foi efetuada a pesquisa o Brasil gastou somente em atendimentos a acidentes de trânsito, mais de sete bilhões e meio de reais.

Na resposta enviada à Câmara de Vereadores o inspetor chefe também cita acidentes desde o trevo até o KM 1,4 da BR 116, enfatizando que “não se pode analisar um acidente apenas pelo ponto de impacto e sim também pelo fato gerador do mesmoâ€. Dados utilizados em até mesmo trabalhos de cursos de faculdades e suas especialidades apontam que o congestionamento em um trevo, por exemplo, pode ser fato de um acidente há aproximadamente um, dois ou mais quilômetros do mesmo. “Se tivermos engarrafamentos ou outros problemas neste trevo do KM 0,8 da BR 116, nada impede que em outro trecho da rodovia ocorra um acidente, muitas vezes por os motoristas tentarem recuperar o tempo que perderam numa situação qualquerâ€, disserta. “A nossa posição sobre o ‘trevo da Dirmave’ este e ficará mantida, não iremos autorizar a reabertura do acesso entre bairros por sobre uma Rodovia, até porque já existe um túnel subterrâneo que garante maior segurança para aqueles que fazem o trajeto bairro centro ou centro bairroâ€, finaliza Crisafulli.

Construindo uma passarela para pedestres e ciclistas

Algumas pessoas da comunidade já se conscientizaram que o fechamento do trevo é uma questão de segurança para todos e uma ideia lançada pela Gazeta de Riomafra já vem sendo motivo de concordância por grande parte dos leitores. Afinal, se a queixa maior é o trajeto para pedestres e ciclistas, com ações que não mais serão desenvolvidas pela Auto Pista Planalto Sul, como a iluminação que seria implantada ao longo da BR e que foi negada pelo prefeito Eto Scholze, embora a Municipalidade somente tivesse que arcar com o pagamento da iluminação pública que já é quitado pelos consumidores do Município, tal recurso poderia ser utilizado para construção de uma passarela elevada junto à BR 116, de forma a propiciar a transposição de forma segura por pedestres e ciclistas. Está lançada a ideia e a palavra, agora, fica com as autoridades.

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18 comentários publicados
  1. Ada

    Ãté quando a população de Mafra irá pagar o preço do desentendimento político? Esta situação está ficando cada dia mais clara´, já que todas as outras razões não tem sentido, visto que todas ocorrem na mesma rodovia e nem por isto estão sendo fechadas.

  2. luiz

    Foi trancado para justificar a verba do buraco feito na BR116, deveria ter feito uma elevação por cima do asfalto, seria um serviço bem feito e de qualidade não uma obra mal feIta, agora se fecha o trevo para justificar ESTA OBRA sem eira e nem beira

  3. luiz

    Trevo vergonha, vergonha, vergonha, vergonha,vergonha………………..

    • Analista

      Vergonha é vc fazer um comentário desses.

      Tem preguiça de pensar ?

  4. o cidadão

    Vamo aluga o Brasil !!!

  5. Professor

    Ainda não sei por que tanta gritaria por causa de um simples trevo. são tão preguiçosos assim que têm preguiça até de dirigir 30 segundos a mais ?
    Mudam de opinião rapidinho quando morre um parente ou amigo. Aí a rodovia é assassina, está tudo mal feito e bla bla bla

    O primeiro esporte nacional ainda é o futebol.

    O segundo esporte nacional já é a reclamação pela internet. É cômoda, não dá trabalho, pode ser feita no anonimato, enfim é um bom esporte para preguiçosos e covardes.

    • diego

      kkkkkkkkkkkkkkkk. Quem falando em anonimato. rsrsrs. Nem capacidade/coragem para colocar seu nome teve…

      E o fato de dirigir 30 segundos a mais qdo for a sua vida ou de um parente seu? Caso você não saiba, moradores do Jardim América também podem necessitar de auxilio emergêncial e terem que deslocar até o PA de Mafra. E futuramente quando o PA for transferido para o Jardim América? 30 segundos não irão fazer diferença?

      • Analista

        Para de falar bobagem.

        Essa possibilidade mencionada por voce ocorre com que frequência ?

        Uma vez por ano ? Duas ?

  6. Antonio

    Uai. Então Sr. inspetor. Feche todos os trevos. De Papanduva, Monte Castelo, Correia Pinto, Campo do Tenente, etc. Isso não existe.
    Normal internacional? Desde quando? Pelas normas internacionais essa BR nem deveria EXISTIR.

  7. Adonis

    Simplismente ridículo esta teoria desinterrada por este inspetor de polícia ele “…destaca que normas internacionais atentam para o fato de que o trânsito urbano não pode se misturar ao trânsito rodoviário haja vista as velocidades serem diferentes, entre outros aspectos já analisados”. Se for adotar normas internacionais no Brasil ninguem mais sairá das rodovias para entrar nos centros urbanos. Não precisamos ir longe, se irmos até o RS pela BR116 todas as cidades tem rotatórias como a nossa. Até em Curitiba, na famosa linha verde a separação é feita por semáforos. É uma vergonha a falta de ação das autoridades municipais à este frente a isto.

  8. Marcos

    Alguém sabe se de fato já ocorreram graves acidentes neste trevo? Até hoje os únicos que presenciei foram descarrilamentos em virtude de excesso de velocidade, nada relacionado aos acessos.

  9. Reclamante

    A ideia é muito boa, oferece bastante segurança a população, as ruas de acesso uma hora vao ser consertadas, porem tem um problema um pouco maior, o viaduto possue altura insuficiente para passar por exemplo um caminhão cegonha por baixo dele, e minha pergunta é como o camioneiro entra no jardim america então?

  10. diego

    Esse inspetor tá é querendo se achar o “bam bam bam”, querendo mudar algo que, me desculpe, acredito que nem seja da competência dele. Não seria uma engenharia de tráfego a responsável pela decisão e verificação das ações de planejamento? O simples fato de fechar, já mostra incompetência tanto dele como da auto pista, pois nem foi realizado um estudo do impacto que tal medida viria a tomar no trânsito urbano da cidade. Essa história de “não misturar trânsito urbano com o rodoviário também não tá colando, pois se assim for, por qual razão não fecham o trevo do “111”, do faxinal, trevo no nove e até mesmo a entrada da cidade no trevo da “maxicar”. E o trevo de acesso ao bairro Bom Jesus em Rio Negro? Mais uma vez a concessionária Auto Pista vem empurrando suas decisões “goela abaixo” e nossos representantes políticos se limitam a simplesmente enviar ofício solicitando informações. Outro ponto, são esses dados qual o inspetor trouxe, do IPEA. Acredito que mais da maioria dos acidentes ali ocorridos, não envolveram o trânsito urbano, mas sim o rodoviário, ou seja, envolveram-se em sua grande maioria veículos que transitavam pela rodovia. E se, por acaso, envolveram transito urbano, foram da época em que nem havia a rotatória (pesquisa realizada em 2006, levando em conta 10 anos, ou seja, 1996-2006). Naquele tempo sim, os acidentes eram sempre graves e de grande monta. Assim sendo, de nada vai adiantar fechar o tráfego urbano, se a origem do problema não está ali.

  11. Sabrina

    Pelo menos se abrissem novamente uma das entradas para Jardim América!!!!Coloquem um semáforo, porque uma entrada é pra acabar…

  12. Raquel

    Aiiii pessoas nem sei o pq anunciarem no jornal,essas noticias!!!

    Olha as ruas de Mafra como estão??e ninguem fazem nada por elas,ja viram aquelas ruas ali perto do Hospital de Mafra?8 de setembro se não me engano,que lixo esta!!!e esta piorando cada vez mais,em passar onibus,caminhoes,por causa desse trevo trancado!!as ruas ja estão uma merda,e ainda deixam piorar…ai ja estão comentando o que o Pai dele esta fazendo la na Amplanorte??depois criticavam Jango e Cia Ltda….

  13. Pauline

    Então, se o trevo ficar fechado mesmo, é obrigaçao da prefeitura arrumar as ruas cheias de buracos, visto q a rua 7 setembro será um dos principais acessos para entrada da cidade de mafra, colocar lombadas, placas, está afundando o asfalto. ACORDA PREFEITURA, SÓ SABE COBRAR IPTU, E NADA É RESOLVIDO?

    • beto

      ALIAS NINGUEM COMENTOU O AUMENTO DO IPTU????? AKI SUBIU 15% NAO ERA SO A INFLAÇÃO?????????????????? NINGUEM COMENTOU NADA????

  14. everton

    É uma palhaçada esse trevo fechado, e esse papinho de não misturar transito da br com urbano não ta batendo, pois só em mafra tem varios cruzamentos assim e até mais perigosos como o do km 9!

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