O padre Carlos Alberto Pinto da Silva, vereador pelo município de Barcarena no Pará, esteve visitando a Câmara de Vereadores de Mafra na sessão ordinária desta segunda-feira dia 10 de junho.
Padre Carlos nasceu em Rio Negro, no dia 5 de setembro de 1962, mas foi criado em Mafra, terminou o ensino fundamental no Colégio Estadual Barão de Antonina, fez o ensino médio no Colégio Cenecista Elias Moreira de Joinville como técnico redator auxiliar em Jornalismo em 1980.
O vereador contou que está no Pará há 8 anos, e foi pra lá para fazer missões, e para conhecer melhor a região da Amazônia.
Na política desde meados de 1987, veio o convite para concorrer nas eleições 2012. Depois de refletir decidiu assumir mais essa missão em Barcarena, sendo eleito com 1.725 votos.
Foi ordenado presbítero da Diocese de Joinville em Mafra no dia 15 de maio de 1988. Vigário paroquial e coordenador dos trabalhos sociais e dos movimentos populares da paróquia Cristo Ressuscitados em Joinville.
Disse que sempre esteve em conflitos com os políticos, e na maioria das vezes batia de frente com estes, até com o presidente da República na Nicarágua. Formado em Engenharia, no Pará trabalha com desenvolvimento de áreas, vulnerabilidades, conflitos e guerras.
Carlos contou algumas peculiaridades e riquezas da região da Amazônia e dos conflitos indígenas. Citou a dificuldade para consumo da água doce e disse que em sua cidade tem 0% de saneamento básico.
Disse que em 2010 foi nomeado secretário de Saúde, onde realizou obras em todas as unidades de saúde, utilizou o Hospital Materno Infantil, que estava abandonado, fortaleceu CAPS e o Centro de Reabilitação e Vigilância, regularizou os instrumentos de gestão, criou o Fundo Municipal de Saúde e os encargos sociais dos trabalhadores, realizou Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde, deu inicio a UPA, assim como as UBS e tantos outros projetos que estão foram encaminhados.
Em agosto de 2011, colocou o cargo a disposição, pois estava só na Paróquia e exigia sua atenção e dedicação total, mas realizou muitas coisas em favor dos mais necessitados.
Eu seu mandato como vereador contou que a Prefeitura de Bascarena não recolhia INSS há 20 anos, a dívida estava em R$ 248 milhões. Disse que recentemente a Câmara analisou as contas da Prefeitura do ano de 2002, e por isso elogiou a prestação de contas e transparência dos poderes em Mafra. Em outubro estará novamente em Mafra e já recebeu convite para mais uma vez visitar o Legislativo.