Descaso com a saúde municipal piora em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 12/06/2013 - 16h00

No início do mês de maio, conforme já noticiado pela Gazeta, o posto de saúde de Butiá dos Tabordas foi alvo de reclamações de moradores daquela localidade, que foram até a Câmara para relatar as dificuldades encontradas para conseguir atendimento na unidade de saúde. Na oportunidade um morador reclamou que o posto abria somente às segundas-feiras, onde um único médico realizava apenas oito consultas e, ainda, precisava desempenhar outras funções como distribuição de medicamentos, por falta de profissional auxiliar

Situação dos Postos de Saúde de Mafra, tanto no interior como no perímetro urbano, foi tema de preocupação na sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Mafra. O presidente da Casa, vereador Vicente Saliba, mencionou uma resposta vinda do Executivo, recebida em 3 de junho, sobre um requerimento de Plenário que pedia informações sobre os Postos de Saúde.

Citou o exemplo do Posto de Saúde de Bela Vista do Sul, importante localidade do município, que atende também Butiá do Braz, Butiá do Lageado, Lagoa Seca, Lageadinho, Butiá dos Carvalhos, São João do Boa Vista e Pedra Fina, onde o as consultas acontecem todas as terças-feiras e duas quintas-feiras do mês (o que totaliza apenas seis vezes no mês), atendendo cada vez oito pacientes.

Já o Posto de Avencal de Cima, que atende apenas nas quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 14h30min, teve seu horário questionado pelo vereador, já que no período da tarde, o local funciona por apenas uma hora e trinta minutos.

Além do Avencal de Cima, este Posto atende também Avencal São Sebastião, Vila Pscheidt e Rio da Areia de Baixo. E o que é pior, conforme resposta lida pelo vereador, o agendamento é feito de uma semana para outra e apenas dez pacientes. “Então você vai ter que prever que vai ficar doente, anota teu nome lá para ser atendido na próxima semana”, disse Vicente Saliba.

Foi ressaltado que a situação da Saúde no município está muito ruim, “não me levem a mal o secretário, as pessoas físicas que estão no comando das diversas diretorias, das chefias, das coordenadorias, mas o que tem que ser dito tem que ser dito e nós temos que cobrar, já que somos fiscalizadores do município. Muito mais importante do que qualquer requerimento, de estradas, de pedras, de pontes e tudo mais, que não é nossa obrigação, apenas fazemos uma intermediação entre o povo e precisamos destas respostas, que possamos pedir para que o Executivo possa envidar todos os esforços para resolver situações como esta em relação à Saúde”, disse Saliba.

Citou que a comunidade de Rio da Areia do Meio tem atendimento a cada quinze dias e com este horário reduzido. O Posto abre uma vez a cada quinze dias, quando podia estar aberto em outros dias, com uma pessoa da localidade fazendo atendimento, ou que fizesse Processo Seletivo. Sugeriu uma pessoa capacitada para fazer curativos, aplicar injetáveis, aferições de pressão arterial, enfim esta medicina preventiva, mas o que se verifica hoje é um total descaso com a Saúde.

Vicente Saliba citou que na cidade tem-se um pouco mais de recursos, mas que o Pronto Atendimento vive superlotado, “se um pai não tem atendimento lá no interior do município, chega na cidade é está tudo lotado, vai fazer o que?”, questionou o médico. Lembrando que isso ocasiona até 150 consultas por dia no Pronto Atendimento e as pessoas têm que aguardar quatro, cinco horas para ser atendido.

Lamentou esta situação e lembrou que há convocação para o secretário de Saúde dar explicações na Câmara, que já confirmou sua presença no dia 24 de junho onde todas estas situações serão apresentadas e questionadas. “Espero que ele traga soluções para estes problemas, que é o que precisamos”, finalizou.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Maria

    pra cabar

  2. Da comunidade

    Isso quando o médico não está viajando, ou está em curso, ou está em reunião, ou atendendo emergência no hospital ou ainda quando está de férias ou em últimos casos que apenas faltou. É muito complicado, estas situações são muito comuns nos postos, principalmente no interior. PRECISE DE UM MÉDICO OU DE UMA CONSULTA PARA CONSTATAR O QUE EU DISSE…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.