O 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável foi encerrada no final da tarde de quarta-feira, 5 de junho, com a presença de autoridades e representantes de delegações de dez países, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. A solenidade, dirigida pelo prefeito Beto Preto, foi marcada pela confraternização entre os participantes de várias nacionalidades.
O evento, de caráter ecumênico, discutiu durante três dias todos os aspectos do turismo religioso no Brasil e no mundo, por meio de palestras, painéis e debates. A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro esteve presente durante o congresso, efetivando o interesse em trabalhar com o Turismo Religioso na cidade.
O diretor de Turismo rionegrense, Kaio Dutra, volta para Rio Negro com grande expectativa para implementação de turismo religioso no município. “Ter a participação ativa da equipe da secretaria é de suma importância para concretizar trabalhos referentes a Roteiros de Turismo Religioso em Rio Negro. O Congresso possibilitou a troca de experiências com dirigentes de diversas cidades onde este turismo já é realidade, como é o caso de Apucarana, Nova Trento e Piraí do Sul, e estamos confiantes que em breve nossa cidade fará parte da lista”, explicou a importância deste segmento turístico.
O evento contou com a participação de aproximadamente 10 países diretamente envolvidos com Turismo Religioso, entre eles Itália, Espanha, Índia, México, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Brasil. Paralelamente à programação técnica, com palestras e apresentações, a organização do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável ofereceu aos congressistas passeios (city tour) pelos parques da cidade e museu.
O CONGRESSO
O Congresso Internacional, que ocorre todo ano em cidades diferentes, tem por finalidade divulgar e oferecer a dimensão religiosa do turismo e a troca de experiência entre congressistas. Busca a apresentação de destinos do turismo religioso dentro e fora do Brasil, expondo o potencial turístico de cada localidade.
O evento é direcionado a estudantes dos cursos de Turismo, Hotelaria, Meio Ambiente, Geografia, História, secretários e diretores de cultura, turismo, meio ambiente, além de empresários do turismo e religiosos. Este ano, aconteceu em Araucária e teve como tema “Integração e Conhecimento: A fé em busca da sustentabilidade”.