As reclamações constantes e o descaso com as estradas estão presentes no cotidiano da população mafrense. Moradores da localidade do interior, Avencal do Saltinho, reclamam da situação que se encontram as estradas e a ponte que dão acesso às comunidades interioranas.
De acordo com relatos, há meses a ponte principal, que dá acesso ao Avencal e comunidades vizinhas, encontra-se em péssimas condições. Há algumas semanas chegou a cair e impossibilitando a passagem dos moradores. Os mesmos tiveram que “solucionar” o problema, colocando algumas madeiras para conseguirem trafegar.
Além da estrada geral do Avencal, as demais também se encontram quase intransitáveis e sem a manutenção só estão piorando. Segundo moradora do Avencal, Graziele Jankovski, não se lembra da última vez que viu máquinas trabalharem na melhoria dessas estradas, colocação de pedras faz mais de um ano.
As maiores preocupação são com a questão de atendimento médico, pois é impossível uma ambulância ou qualquer outro automóvel trafegar em alta velocidade por causa da quantidade e do tamanho dos buracos. Também o que está mais incomodando a comunidade é os estudantes perderem aulas em dia com chuva por não conseguirem se deslocar até suas escolas.
“Agora me pergunto, até quando vai continuar essa vergonha? Querem que os jovens continuem no campo, seguindo as atividades rurais dos seus pais, mas como se não temos o direito de nos deslocarmos com tranquilidade e segurança. Vão esperar até quando? Até uma tragédia acontecer?”, desabafou moradora do Avencal do Saltinho, Graziele Jankovski.
Cancelamento das aulas
Segundo informações extraoficiais, ontem as aulas na Escola do Avencal do Santinho foram canceladas por causa da chuva. O cancelado ocorreu pelos moradores não conseguirem se deslocar, pois com a chuva dos últimos dias o rio transbordou. A ponte que liga a comunidade a outros locais continua quebrada e as estradas pioram em dias chuvosos. Ou seja, os moradores só conseguiram se deslocar quando a chuva cessar.
Soluções
Na última sessão da Câmara de Vereadores, 18, o prefeito, Roberto Scholze, respondeu ao plenário o requerimento N°270/2013 de autoria dos vereadores João Acir Petters Padilha e Márcia Cristiane Nassif. A qual solicita o estudo de viabilização do conserto da ponte na Estrada Geral do Avencal do Saltinho, que dá acesso a BR-280.
A resposta do Poder Executivo foi que no dia 27 de maio realizaram a cotação de materiais necessários para reconstrução da ponte, pelo engenheiro Valdir Ruthes. Já foi solicitado abertura de Processo Licitatório em regime de urgência e a comunidade do Avencal do Saltinho continua com dificuldades de locomoção.
Será que a Carroça do Carlinhos e do Piazão passa nesse local??? Acho que nem a Amarok do “Papi” passa.
Está realmente muito bom esse Site do Click riomafra – parabéns !!
Morei no interior e conheço a localidade citada na matéria. Realmente é uma vergonha o descaso da atual administração com a população do interior bem como com toda a população mafrense. Que isso sirva de alerta para as próximas eleições. O povo tem que entender que popularidade não é sinônimo de eficiência….
Mudem pro centro que isso não acontece.
E o povo da Bela Vista do Sul que surgiram de sexta feira para cá 4 encalhadores 1 maior que o outro e aqui o prefeito recebeu centenas de votos, é ônibus escolar encalhando, caminhão de ração para frangos e porcos, carros, até trator já encalhou no maior buraco de lama, aqui nessa estrada do trevo da Bela Vista até o encruzo que vai Augusta Vitória e Avencal do Saltinho faz anos e anos que não recebe “Pedras” somente patrolas que pouco adianta, ta certo que ta chuvoso o tempo mas isso não poderia acontecer pois estradas nuuuuuuuncaaa poderiam deixar esquecido ou em uuuuuuuuuuultimo lugar para concertar pois o povo precisa disso todos os dias para sua locomoção os alunos amanhã não irão para escola pois os motoristas já avisaram que não vai passar os ônibus, e agora? O que vai acontecer?
A situação vai melhorar quando as pessoas do interior lembrarem “destes detalhes” e deixarem de votar em candidatos aventureiros da cidade, nos quais as pessoas do interior ajudam eleger e depois somem. Na próxima eleição para vereador, pode ser eleito(a) um vereador que os represente, depende de vocês…
olha isso é uma poca vergonha!essa ponte ja caiu fais tempo e só falam q vao arrumar!na verdade a estrada ruim e ponte quebrada refletem no que é a administraçao mafrense UMA VERDADEIRA VERGONHA.
Realmente é uma vergonha, e pior, meu amigo Prefeito e seu pessoal nem bola dão, nem satisfação, nem se preocupam, nem nada da solução!!! Não sei o que esta acontecendo, o que mudou depois da eleiçao?!! (eu mesmo arrebentei meu carro neste local ali, foi só 5 mil pra consertar, quem vai pagar?!!)