Excesso de chuvas faz rio Negro transbordar e deixa população em alerta

Publicado por Jornal Gazeta de Riomafra - 25/06/2013 - 00h22

* Atualizado às 15h28.

Foto: Miguel Luiz / Click Riomafra

Nesta última sexta-feira, tivemos um dia marcado pela chuva e o aumento do nível do rio foi constante. Acompanhando o monitoramento hidrológico do rio Negro, o seu nível subiu 10 cm por hora, onde às 23h de sexta-feira estava marcando 4,94 metros.

Durante dois últimos dias foi possível visualizar as alterações no nível do rio. Na quinta-feira, às 10h estava marcando 1,60 metros, já às 22h marcava 2,69 metros. Na manhã de sexta-feira, às 10h, estava em 3,39 metros e no final da tarde, às 18h, 4,35 metros.

Durante o final de semana, com a parada da chuva, o aumento do nível do rio foi diminuindo gradativamente. Na segunda-feira, 24, chegou a estabilizar (marcando 7,51 metros das 11h até às 13h) e às 14h marcou 7,50 metros, ou seja, baixou 1 cm, porém, com o reinício da chuva, o monitoramento hidrológico do rio Negro indicou novamente a elevação no seu nível a partir das 15h.

Acompanhe o histórico recente do nível do rio Negro:

REGISTROS DAS ÁREAS DE ALAGAMENTO NA TERÇA-FEIRA (25/06):

 

REGISTROS DAS ÁREAS DE ALAGAMENTO NA SEGUNDA-FEIRA (24/06):

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Minha opnião

    É, seria ótimo e adorariamos se tivessemos dinheiro para comprar uma casa em outro lugar mesmo, OPTAR não é bem a palavra correta, NECESSIDADE talvez seria, e ao que me consta na vila em que eu moro (VILA PARANÁ) não ha nenhuma casa que a janela da na beira do rio, e as casas que estão na beira rio ali no centro tbm desconheço o fato, até mesmo pq tinha até comercio, como o restaurante A TABERNA, foi construido praça, asfalto, academia ao ar livre,engraçado qndo foi feito tudo isso ninguém pensou nessa possibilidade. Olha que os bancos que são para as pessoas sentar estão bem mais pertos que muitas casas das vilas, talvez oq vc viu foi um banco beirando o rio e não uma janela,outra coisa que voce deve desconhecer é que referente ao que voce falou: qualquer cidade que possui um rio quando ocorre chuvas em larga escala, sempre terá alagamentos,não há o que fazer meu caro, SIM ha o que fazer ,criação de novas áreas verdes para aumentar a permeabilização,implementar programa de limpeza intensiva de bueirose e areas entupidos com lixo jogado pela própria população(tem gente que acha que só porque em vilas ribeiras geralmente os moradores são de baixa renda não vamos ligar, só por isso acham que podem jogar seus entulhos, matos, arvores, moveis quebrados nos terrenos baldios, mas esquecem que pagamos impostos como todos eles, ali não é depósito de restos, é uma area habitada) , estreitar o relacionamento entre o Poder Público e as associações de bairro, entre muitas outras que ignorantes desconhecem.

  2. Minha opnião

    Está aí mais um tema a ser abordado durante as manifestações de riomafra, sera que toda vez que chover por alguns dias consecutivos, teremos que nos preocupar em ensacar as roupas e calçados, encaixotar as coisas que tivemos que comprar após ter perdido na enchente anterior? É muito facil quem esta de fora falar, ué pq não saem delá?! mais facil ainda quando se esta em uma região que a agua nem sequer chega perto, dificil mesmo é viver na pele de um povo que não tem condições de pagar um aluguel de R$ 300 e poco, pq tem que escolher ou paga aluguel e morre de fome ou vive no esqucimento da prefeitura, com arroz e feijão e dignidade. Não somos a população “ribeirinha” pq escolhemos ser, somos pq foi a unica opção.Nessa comunidade apesar de parecer um povo inferior, somos iguais a tantos outros, estudamos, trabalhamos, pagamos impostos, mas o que nos sobra é o caminhão pra vir buscar a mudança quando a agua ja esta na nossa porta, e o ginasio lotado de gente de todo o tipo, sem se importar se ali tem bebes, idosos, gestantes. sabendo que a situação se repete com chuva continua, inventaram um projeto que “da” uma casa para a familia em um lugar que sinceramente eu não troco onde eu moro hoje por aquele lugar, e vai ver que é por isso que ainda ha tanta população ribeirinha, eu sinceramente não sei oq passa na cabeça dos “grandões”, queria ver se eles aceitariam toda essa situação,visitar a comunidade para pedir voto, alugar a cabeça daqueles menos informados, prometendo o impossivel,isso eles fazem bem, porém EU prefiro votar em branco do que participar da armação de um circo como o que estamos vendo, hospital falindo, maternidade fechada , familias correndo atras de moradia, crianças sem vagas em creche,marginais soltos pelas ruas,pessoas madrugando na fila para marcar consulta, transito em caos,aliás tudo aqui é um caos, mas infelizmente não é uma situação que escolhemos e sim que somos obrigados a conviver. Afinal não adianta um grupo se manifestar e outros que estão acomodados ficarem criticando apenas, ja dizia o ditado: Uma andorinha só não faz verão!

    • Marcos S. Pereira

      Vote NULO então meu caro, votando branco seu voto é contabilizado para o candidato que tiver maior votação.

      Sobre o seu questionamento, a resposta é sim, qualquer cidade que possui um rio quando ocorre chuvas em larga escala, sempre terá alagamentos, não há o que fazer meu caro, a vasão da água é muito grande, logicamente que regiões como essas baixadas não deveriam ter casas, deveriam ter optado por locais mais altos como a vila nova, mas fazer o que, tem casa ali que a janela dá na beira do RIO, ai não há o que se fazer.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.