Com o objetivo de orientar usuários para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), para o fortalecimento das ações de defesa civil, aconteceu na última terça-feira, 5, na Universidade do Contestado, capacitação para servidores que atuam na Defesa Civil dos municípios pertencentes à região do planalto norte.
O curso foi ministrado pelo gestor de projetos no CEPED/UFSC, Jairo Ernesto Bastos Kruger. Ele apresentou a nova versão do sistema integrado para prevenção de desastres, que está passando por reformulações.
O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID visa a informatizar o processo de transferência de recursos em virtude de desastres. O objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.
O S2ID foi organizado em dois grupos de acesso. Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos: Registro e Reconhecimento; Solicitação e Liberação de Recursos; e Fiscalização e prestação de contas. O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis: banco de dados e análise espacial; Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e Biblioteca Virtual.
Mafra
A capacitação em Mafra foi uma realização da UMDECPLAN. Destacou-se a importância do evento uma vez que o sistema é ainda muito complexo e de difícil preenchimento e, como ele está sendo modificado, é uma boa oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos sobre o S2ID. Destacou-se ainda a necessidade das regionais estarem melhor preparadas para agirem da forma mais rápida e eficiente possível. Edson Antocheski, coordenador regional da Defesa Civil no planalto norte afirmou que este tipo de curso conseguido para Mafra e região, depois de um ano de tentativa, trouxe informações preciosas, mas lastimou a pouca adesão dos municípios convidados.