“I Seminário de Inclusão Social e Fomento à Economia Solidária” acontece no próximo dia 09 de dezembro trará personalidades como palestrantes
Divulgar e ampliar para região do planalto norte a proposta de fomento à economia solidária que a Prefeitura de Mafra desenvolve através da Secretaria do Bolsa Família e promover a comercialização dos produtos da II ª etapa do projeto Dando Linha são os principais objetivos do “I Seminário de Inclusão Social e Fomento à Economia Solidária”. O evento, que conta com o apoio da Amplanorte, acontece no dia 09 de dezembro (quinta-feira), a partir das 8h30 no Hotel Susin.
Visão
Para o secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, com este primeiro seminário pretende-se contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das famílias assistidas pelo programa. “A partir da articulação dos setores produtivos populares de Mafra, tendo por base os princípios da economia solidária e dando ênfase à autogestão, à cooperação e à autossustentabilidade, vamos proporcionar aos participantes uma visão global sobre este tema”, explicou Ivan. Ele ressalta ainda que este evento reafirma as propostas do prefeito Jango Herbst, de capacitar as atividades dos grupos produtivos associativos do Projeto Dando Linha e contribuir para o uso sustentável dos recursos oferecidos.
Segundo a Coordenadora de Projetos Ariana Chagas, a possibilidade da ampliação do debate sobre o tema para as demais prefeituras que fazem parte da Amplanorte “vem ao encontro do fortalecimento da região para a busca de recursos disponíveis a partir de 2011, através da ampliação das políticas públicas propostas pelo Governo Federal para o fortalecimento do fomento à economia solidária e o Seminário é nosso primeiro passo neste sentido”.
Público-alvo
O seminário é dirigido a autoridades governamentais, associações, sindicatos e cooperativas, além de técnicos e especialistas das áreas de assistência social, educação, administração e economia. Também podem participar pessoas interessadas no assunto e na compra de produtos do Dando Linha.
Programação
O evento se divide em três momentos. O primeiro é o Seminário, com início às 8h30 e encerramento às 12h30. Consta da programação três palestras com duração de 30 minutos cada. Os palestrantes convidados são personalidades na área de fomento à economia solidária na região sul, como o professor e doutor em Sociologia Política, Valmor Schiochet que vai explorar o tema “Perspectivas da economia solidária para a inclusão produtiva de beneficiários do Bolsa Família. A segunda palestra acontece em seguida com a professora e mestre em educação e cultura, Leila Andrésia Severo Martins, com o tema “Ação Local”. A última palestra será com Jane Maria Nunes de Freitas, da Prefeitura municipal de Porto Alegre. Jane, que é líder da ação de complementação de renda familiar para mulheres do programa – Cresce Porto Alegre -, vai expor sua experiência na área. Após as palestras haverá espaço para debate. À tarde, a partir das 14h30 acontece a palestra “Técnicas de vendas de produtos artesanais, com Suely Hinze, da Cheiro Brasil – Economia Solidária. No terceiro momento, a partir das 19h30, acontece o lançamento de produtos onde está inserida a “II Etapa do Projeto Dando Linha: Exposição e Comercialização”.
Inscrições
Para se inscrever no evento é necessário que o interessado entre em contato com a Secretaria do Bolsa Família pelos telefones (47) 3643-7181, (47) 3645-5085, com Orilda ou Lucinéia ou ainda pelo (47) 3642-0665 com Maike Sheila. A Secretaria também disponibiliza o e-mail: bolsafamilia_mafra@hotmail.com
O valor da inscrição é um brinquedo. A Secretaria do Bolsa Família também convida para o coquetel às 19h30 no local. O convite é por adesão.
Realização
O “I Seminário de Inclusão Social e Fomento à Economia Solidária” é uma realização da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria do Bolsa Família, com apoio do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), Amplanorte e Orbitato (Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design).
Comércio justo e solidário
O Diário Oficial da União (DOU) publicou no último dia 17 de novembro o decreto que institui o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário (SCJS) com sua estrutura e funcionamento, além de criar uma comissão gestora nacional. O decreto foi assinado no dia 17 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com outro decreto que disciplina o funcionamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Pronic). O Comércio Justo e Solidário (CJS) é um fluxo comercial diferenciado, baseado no cumprimento de critérios de justiça, solidariedade e transparência, para fortalecer os empreendimentos econômicos. Entre os princípios e as características deste comércio destacam-se a promoção de condições dignas de trabalho e remuneração às atividades ligadas à produção, agregação de valor e comercialização, incluindo a prática do preço justo para quem produz e consome os produtos e serviços do CJS e a sustentabilidade socioambiental das redes de produção e comercialização.