O grupo Doadores de Riomafra esteve nessa terça-feira, no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Canoinhas – Hemosc, para mais uma doação coletiva de sangue. Essa foi a primeira viagem do grupo neste ano e contou com a participação de 22 pessoas, das quais 18 puderam fazer a doação.
O grupo existe há dois anos e tem objetivo de, além da doação, conscientizar as pessoas da importância do gesto. “Nós temos que mostrar para as pessoas de Riomafra como doar sangue é importante. Uma pessoa pode salvar até três vidas através da doação”, explica Roberto Agenor Scholze, criador do grupo. Segundo ele, muitas pessoas têm o procurado para saber como participar o que é muito positivo, até para aumentar a frequência de viagens e o volume de doações partindo de Mafra. “Quanto mais doações conseguirmos, mais fácil fica para mostrar para o Governo do Estado que seria viável a construção de um hemocentro aqui em Mafra”, aponta. Em dezembro de 2010 o grupo dos Doadores conseguir realizar uma coleta em Mafra que teve 84 bolsas colhidas e seis amostras para doação de medula.
A próxima viagem a Canoinhas acontecerá no dia 31 de março. Não há custo nenhum para o doador, que dedica o período da manhã para o ato. Quem quiser participar pode entrar em contato com o grupo dos Doadores através do e-mail doadores.mafra@gmail.com ou pelo telefone (47) 9138-1178.