A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (Nossa Caasc), o braço social da OAB-SC, está promovendo nos meses de março, abril e maio uma ação mobilizadora no Estado que leva a estrutura de atendimento da entidade a todas as regiões de Santa Catarina. O público-alvo da “Nossa Ação Caasc 2011 – O Advogado em Primeiro Lugar” é um contingente estimado em cerca de 20 mil profissionais registrados e atuantes em SC. “A mobilização repete a iniciativa do ano passado, que foi um sucesso”, afirma o presidente da entidade Diogo Nicolau Pítsica.
Na ação são feitos exames preventivos de saúde, aplicações de vacinas, existe a divulgação de benefícios e do calendário de atividades e cursos, além de esclarecimentos gerais sobre os programas desenvolvidos pela Nossa Caasc, incluindo temas relacionados à previdência complementar, convênios, concessão de crédito, plano de saúde e informações gerais sobre a entidade.
Nesta semana as caravanas estiveram em cidades do Norte do Estado onde o público alvo é de 1024 advogados registrados. Todos os atendimentos serão realizados nos respectivos Fóruns municipais.
Inclusão Digital
Um dos temas de maior interesse e repercussão deste ano aborda a inclusão digital. Os advogados de todas as regiões podem se instruir e tirar dúvidas quanto ao peticionamento eletrônico. Conforme Pítsica, “todas as esferas do Poder Judiciário Justiça estão deixando de utilizar papel e gradativamente estão migrando todos os seus processos para o meio eletrônico, o que resultará em maior agilidade no atendimento das expectativas dos cidadãos que possuem demandas judiciais”. Os atendimentos desta Ação promovem esclarecimentos de toda a sorte para as diversas etapas de digitalização e posterior acompanhamento dos processos.
Esta ação em parceria com a OAB-SC demandou a formação de duas equipes que estão seguindo roteiros pré-definidos. Serão visitadas no total 46 cidades de todas as regiões do Estado onde a entidades possui coordenadorias regionais, sempre com o apoio das unidades regionais da Nossa Caasc e Sub-Seções da OAB. Para o presidente Diogo Nicolau Pítsica, a atuação da entidade já chega normalmente aos advogados catarinenses através de sua estrutura formada pela sede na Capital e pelas coordenadorias. Existe, no entanto, o objetivo de ir, além disso, segundo ele. “Nossa grande mobilização é por uma ação extra que motive o advogado a ter mais contato com a sua entidade lá na cidade ou região onde ele atua. Esse contato direto é muito importante para oxigenar a entidade, pois o advogado sente a Nossa Caasc mais perto das suas necessidades e expectativas”, afirmou.
Reforma Tributária
Nos contatos com todos os advogados catarinenses, o presidente Diogo Pítsica está solicitando o envolvimento dos profissionais como propagadores da campanha pela Reforma Tributária. “Como advogados, exercemos o papel de formadores de opinião junto à comunidade. Então, é muito importante que o nosso segmento assuma compromissos em defesa da Sociedade. Devemos nos posicionar e assumir bandeiras de luta e de defesas dos cidadãos. A nosso ver, a reforma tributária é hoje um dos maiores anseios, especialmente dos empreendedores. A carga tributária brasileira atingiu um patamar em torno de 35% do PIB, mas não existe uma contrapartida a altura para a população, nem mesmo nos atendimentos básicos de Saúde, Educação e Segurança. E na outra ponta, tolhe a capacidade de gerar novos investimentos e a geração de empregos”, destacou Pítsica.