A Gazeta entrevistou o prefeito Jango Herbst que tem a administração do município desde 2005. O chefe do Executivo falou sobre os últimos feitos de seu governo e do crescimento do município de Mafra.
“O município estava em 10% e hoje está em 60% e vai melhorar ainda mais”, disse João Alfredo a nossa reportagem. Para o prefeito o desenvolvimento de Mafra é visível, por ser cidade polo, possui infraestrutura que atende os municípios vizinhos que fazem parte do Planalto Norte, principalmente nas áreas de saúde, educação, e com grande expansão do comércio. “Mafra hoje tem representação de quase todas as concessionárias e revendas autorizadas, contemplando também máquinas e equipamentos agrícolas”.
É destaque em agronegócio no Planalto Norte e mantém contato constante com grandes grupos da agroindústria, para que de forma definitiva consolide a porta da cidade para os negócios, fazendo assim impulsionar todas as empresas e comércio, o que é imprescindível para o crescimento.
O prefeito fez menção ao CEDUP – escola técnica de capacitação, que vem proporcionar aos munícipes o avanço juntamente com as novas indústrias. No próximo ano serão oferecidos ainda mais 6 cursos e laboratórios técnicos, tornando factível o aprendizado e mão de obra à população.
“Mafra cresce em todos os segmentos, desde Índice de Desenvolvimento Humano a Índice Demográfico, superando cidades como Canoinhas, avança nos setores do empreendedorismo, destacando-se de forma brilhante na saúde, educação, ação social, segurança, judiciário, promotoria, habitação, este último com saldo positivo depois de muitos anos sem construir casas populares”, ressaltou o prefeito Jango.
Nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Obras o destaque para as ruas asfaltadas nos bairros e centro e, nos próximos dias, já licitada, a implantação da rede de esgoto, com verba do Governo Federal e participação do município. “Mafra é o único município pertencente à Amplanorte que iniciará as obras de saneamento”.
Na educação Jango lembrou da ampliação e reforma de todas as escolas municipais, construção de novas creches, o que veio zerar a fila de espera.
Na habitação, das mais de 700 unidades já construídas e outras que virão.
Do parque de máquinas e equipamentos, chegando a quase 100, número que proporcionalmente pode-se considerar o maior de Santa Catarina.
Na saúde, atendimento ambulatorial, dezenas de PSFs nos bairros e interior, envolvendo 15 profissionais por unidade, lembrou também da construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento com 970 m², que empregará 250 profissionais.
Para finalizar o prefeito Jango Herbst agradeceu e parabenizou os 53.140 mil habitantes do município de Mafra que não medem esforços para contribuir com o crescimento da cidade e emocionado fez menção aos que já não estão entre nós, mas que também derramaram suor e se esforçaram pelo bem do município.
Nosso prefeito tem razão quando diz que seus habitantes não medem esforços para contribuir com o crescimento da cidade.
Tenho a agradecer á educação pública que recebi, na qual foi a base para minha formação profissional, aonde hj tenho meu trabalho nesta cidade, e posso devolver um pouco á minha comunidade daquilo que profissionais da educação municipal me proporcionaram.
Gostei muito da reportagem com o prefeito, aonde ele consegue mostrar os numeros, a comparação com outras cidades do mesmo porte, ou seja, nossa evolução, dentro de uma realidade dificil, na qual dependemos de politicas e pessoas.
É muito bom ler noticias boas sobre a cidade aonde vivemos, e dela temos nosso sustento.