O domingo ensolarado de 04 de setembro foi um presente para mais de 40 pessoas que participaram do circuito de turismo rural realizado pelo Conselho Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo, Asaprima, BNAF, Jornal Gazeta de Riomafra e UnC.
O circuito de agroturismo percorreu as localidades de Butiá do Braz, Augusta Vitória e Rio do Cedro, incluindo visita as propriedades rurais, almoço, roda de chimarrão, causos e histórias dos tropeiros, café colonial e venda de produtos da agricultura familiar.
Locais Visitados
Gruta da Santa Emídia: Chegando a Augusta Vitória este foi o primeiro local a ser visitado. De propriedade de Ico Puttkamer o local que se tornou popularmente conhecido devido ao fato de ter sido ponto de parada do monge São João Maria. Além da importância histórica e religiosa, o local, destaca-se também pela sua beleza natural.
Produtos In Natura: Propriedade de Mário Skonieski produz e comercializa milho e aipim in natura. Seus produtos estão no mercado há mais de oito anos e são comercializados no município de Mafra, Rio Negro e região. Neste local os visitantes foram recepcionados pelo proprietário, que além de todos os esclarecimentos sobre sua produção, agradeceu o fato da sua propriedade ter sido incluída no roteiro, pois após a visitação à sua propriedade, a procura pelos seus produtos aumentou significativamente nos mercados de Mafra. A família Skonieski, ainda, gentilmente ofereceu aos visitantes degustação de produtos feitos com aipim, como brigadeiro e bolo.
Patrimônio Histórico: Trata-se do trator mais antigo da região, foi o primeiro a chegar à comunidade de Augusta Vitória, no ano de 1955. Proprietário Antônio Dvojaski.
Pesque-pague: Propriedade de Osildo Dvojaski, o local possui vários tanques destinados à pesca, churrasqueiras e lanchonete. Neste local foi servido um delicioso almoço, com produtos produzidos na comunidade.
Cachoeira família Czermach: localizado no Rio do Cedro, na propriedade de Samieli Czermach, de fácil acesso, a cachoeira que forma, na sua queda d’água, uma piscina natural é um convite muito agradável para se refrescar nos dias de calor. Esse é mais um atrativo natural que passa a integrar a rota.
Salão da Igreja de Augusta Vitória: importante local de eventos festivos da comunidade, nesse local os visitantes foram gentilmente recepcionados, com acolhedoras canções, cantadas pelo senhor Francisco Skonieski. Em seguida, na roda de chimarrão a historiadora Samieli Czermach, contou várias histórias e causos dos tempos dos tropeiros.
“Associação Vitória”: composta pela parceria de mulheres da comunidade, o principal produto da associação são bolachas e bolos, mas também se destacam na fabricação de variados pães: soja, beterraba e cenoura. Os produtos da associação são bastante apreciados na região, o que tem proprocionado um incremento na renda familiar dessas mulheres.
Sítio trigêmeos: localizado no Butiá do Braz, neste local os visitantes foram gentilmente recepcionados pelo casal Chirlei e Ernani Kwitchal, que apresentaram sua propriedade, bem como informações sobre o processo de produção de uvas, amoras pretas e de seus derivados, como: vinhos, licores, sucos e geleias. Após essa apresentação, foi servido um delicioso lanche colonial, acompanhado de uma agradável música, ao vivo, apresentada pelo músico e irmão de Ernani.
Agradecimentos
O Conselho Municipal de Turismo agradece a todos que colaboraram na realização de mais este passeio. Aos parceiros pela ajuda na organização, as pessoas da comunidade riomafrense pela animada participação, aos proprietários pela dedicação e disponibilidade no atendimento.
“A realização deste trabalho é resultado da união de esforços da comunidade.” Comunicamos, ainda, que, a pedidos, estaremos realizando o próximo passeio na segunda quinzena de outubro.