Um dos resultados deste debate foi a realização de um projeto para apresentar à SDR que já sinalizou que há verbas para investimento nesta finalidade. A partir deste projeto será verificada ainda a viabilidade de instalação de fibra ótica em Mafra.
Aconteceu na noite de 28 de fevereiro a primeira reunião plenária da ACIM, do ano de 2012.
A programação contou com a apresentação do case da empresa associada Fisk Centro de Ensino, o proprietário da escola de Mafra, empresário Edino Kleischmidt, contou um pouco sobre a história da fundação do Fisk no Brasil e quando ele trouxe à Mafra no ano de 1983. Hoje, o Centro de Ensino de Mafra conta com 14 colaboradores e já formou mais de 3.400 alunos. Oferece cursos de Inglês Infantil, Inglês Juvenil, Inglês Adulto, Espanhol, Português para Brasileiros e Inglês para profissionais da área de turismo, todos os cursos nas modalidades de ensino personalizado. Para 2015, a previsão é inclusão de cursos de informática para jovens a partir de 12 anos. O Fisk ainda oferece o Fisk net, realiza viagens à Disney, intercâmbio para o Canadá, Intercambio para a Argentina e visitas à parques temáticos. A Fisk de Mafra é associada à ACIM desde 2001.
Na segunda parte da plenária aconteceu um debate realizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIM, sobre a qualidade de internet em Mafra; atendendo a uma das etapas do projeto Mafra no Mapa. As empresas Sul Internet de Curitiba, Oi de Joinville, SOS Consultoria de São Bento do Sul, e empresas da cidade como Da Voz Telecomunicações, Stalltech Informática e Conectasul, tiveram a oportunidade de apresentar o que cada uma oferece ou suas dificuldades para fornecimento de sinal no Município. A Prefeitura Municipal, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Maas, a Celesc através do gerente comercial, Luiz Claudio Cardoso, e a 25ª SDR através do assessor jurídico, Jeison Maikel Kwitschal, também tiveram a oportunidade de apresentar quais as suas ações em relação a busca destas melhorias.
Foram apontadas como maiores dificuldades na otimização de fornecimento a geografia de Mafra, a falta de mão de obra qualificada para atuar na região e o interesse de empresas de grande porte em atuar na região para expandir seus serviços.
Um dos resultados deste debate foi a realização de um projeto para apresentar à SDR que já sinalizou que há verbas para investimento nesta finalidade. A partir deste projeto será verificada ainda a viabilidade de instalação de fibra ótica em Mafra.
Esteve presente na plenária também o chefe de apoio logístico da Policia Militar de Mafra, o Capitão Marcelo Pereira, que mencionou que a PM possui hoje uma torre e que estão estudando a possibilidade de abrir edital no intuito de ceder esta torre a alguma empresa, para esta melhorar a transmissão de Internet via rádio no Município.
Lembrando que este debate teve como objetivo o levantamento de informações em primeiro momento, a segunda etapa está sendo realizada pela ACIM que através de pesquisas fará um mapeamento para descobrir em quais pontos do município há maiores dificuldades de transmissão, para então levantar quais as soluções.