O objetivo é a integração ao Sistema Nacional de Trânsito
Mafra está a poucos dias de efetivar sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito e assim dotar o municÃpio de condições técnicas para atuar nas questões urgentes que se apresentam diariamente em relação ao trânsito. Na manhã de segunda-feira, 27, o departamento de trânsito da Prefeitura de Mafra recebeu a visita técnica de Eduardo Bartniak Filho, membro do Conselho Estadual de Trânsito, para verificar in loco as condições do departamento e certificar-se de que Mafra está em condições de gerir o trânsito de forma municipalizada. Com base no que verificou Eduardo Bartniak fará novo relatório ao Conselho, para aprovação final e encaminhamento ao DENATRAN.
Após a integração o prefeito Jango Herbst concluirá mais um trabalho no processo de modernização administrativa e Mafra será o 71º municÃpio catarinense a efetivar a sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito, atendendo assim à Resolução nº 296/08 do CONTRAN.
Para chegar à municipalização do trânsito, Mafra teve que cumprir algumas etapas anteriores, dentre elas a criação de um órgão municipal executivo de trânsito com os serviços de engenharia do trânsito, educação para o trânsito, controle e análise de dados estatÃsticos e fiscalização.
Certificação
O prefeito disse estar satisfeito com o desfecho de mais uma ação em favor da população que passa a contar com um municÃpio integrado, com certificação para resolver problemas vividos no cotidiano, como congestionamentos, carência de estacionamento etc.
Para o conselheiro Eduardo Bartniak Filho a partir da integração, o cidadão vai sentir que as questões relativas ao trânsito serão tratadas de forma mais profissional. “Para o municÃpio foi um passo muito importante na organização do trânsito que hoje tem se apresentado como um grande problema para as cidades brasileiras em razão do crescente número de veÃculos. Ele parabenizou o municÃpio pela certificação a ser conquistada, e pediu que o processo tenha continuidade.
Segundo afirmações do diretor de Trânsito, Haroldo Heyse, com a municipalização teremos a importante parceria da PolÃcia Militar na fiscalização ostensiva do transito. “A integração do municÃpio ao Sistema Nacional de Trânsito vai proporcionar maior agilidade para o cidadão na resolução dos problemas relativos ao trânsito de sua cidadeâ€, declarou e concluiu: “Municipalizar não é uma opção, mas sim uma obrigação, independente do tamanho do municÃpio ou de sua frota veicularâ€.