Um bom público marcou presença no manifesto realizado em Riomafra na noite desta quarta-feira. Com a maioria jovem, o manifesto teve início às 17h30 e deu exemplo de civilidade. A Polícia Militar esteve presente durante todo o evento.
Várias foram as reivindicações. “Vem pra rua da cidade dos buracos” e “Tá enchendo o saco essa rua cheia de buracos”, foram exemplos de gritos de protesto durante a manifestação em Mafra. Além disso, os manifestantes por vários momentos gritaram “Cadê o prefeito?”, em meio às vaias que ecoaram na chegada em frente a Prefeitura de Mafra.
Confira abaixo algumas fotos obtidas com o fotógrafo Joni Lindner e também de diversas postagens na rede social Facebook.
Fotos: Joni Lindner (Lincolor Studio) / Divulgação/Facebook / Guarnição Especial PM de Mafra
“Ressurge a Democracia
Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia.
Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.
Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais”
Editorial do jornal O Globo
02 de abril de 1964.
Alô Leitor. Tudo que vc escreveu o Jrnal Nacional mostrou. O que interessa para nós é o que aconteceu em Mafra. Isso sim. Mafra teve poucas pessoas na manifestação, mas valeu.
Taí uma coisa que quase ninguém sabe:
Na cidade de New York, a mais representativa do país supostamente mais democrático do mundo, se você quiser reunir mais de 20 pessoas em local público você precisa de autorização da prefeitura.
Não estou falando que precisa comunicar a prefeitura, precisa de autorização mesmo, caso contrário seu ato será considerado ilegal.
Por esse lado, ainda bem que NÃO estamos em Nova Iorque, aqui nossa Constituição cidadã assegura o direito do povo em manifestar nos seguintes termos: “Art. 5º […] XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”
Ou seja, é totalmente LEGAL se reunir em local aberto ao público, independentemente de autorização!
E ainda Nova Iorque é democrático? Se para se reunir em uma praça tem que pedir autorização, não sei se isso é sinônimo de democracia.
Falta para o povo conhecimento de nossas leis, mais especificadamente a CF. Convido vc Mafrense, que fala da cidade americada, leia um dia a Constituição da República do Brasil.
O Brasil vai começar a mudar!
Tenho um livro de mais de 1.000 páginas só sobre Direito Constucional (Editora Método, 10a Edição), fora o texto da CF.
Quer emprestado ?
Se vc leu alguns artigos da CF 88 devia saber que muitas coisas que acontecem nessas manifestações estão em desacordo com ela.
Um país democrático não se muda no grito, se muda no voto e nas leis.
Quando é que as pessoas vão se manifestar contra os salários altíssimos dos Deputados?
E quanto essa baderna na Educação,onde muitos acham que não existe mais respeito?
É…tá na hora de ter um propósito justo,honesto e relevante…
E nosso hospital-maternidade? Até quando as mulheres grávidas terão que ir até Campo Largo pra terem seus filhos?
Só criticar, não basta…é preciso questionar,lutar pelos direitos de todos…
Os impostos do Brasil são um dos mais elevados do mundo….se houvesse uma cobrança geral,com certeza,iriam baixar…
Acorda Brasil, é isso aí…!!!
De fato, as pessoas são falhas sob o aspecto da ética e, no geral, não se preocupam em coibir condutas perniciosas que partem de si, individualmente, como no caso de contar uma mentira, estacionar o carro em local inapropriado, ou mesmo corromper um agente público para evitar multas ou conseguir a expedição da sua CNH. Mas isso não retira do cidadão o direito de protestar contra a corrupção que se vê na política, contra o nepotismo, contra o favorecimento pessoal das autoridades públicas, as quais desviam o dinheiro da administração, beneficiam os seus apaniguados e insistem em tratar o povo como trouxa!
Ora, dane-se que não há nenhum ser perfeito a manifestar o seu descontentamento pela rua! Quem paga impostos tem sim, todo o direito de exigir que o seu dinheiro seja bem empregado. E a melhor forma de exigir, certamente não é ficar com o traseiro colado no sofá, vendo a novela.
Parabéns para quem participa ou participou das manifestações. Fez o que considerou ser sua parte para mostrar aos políticos que uma hora o povo pode perder a paciência.
Alguém disse que de nada adianta ir para a rua como um leão e votar como um jumento!
Esse raciocínio só teria validade se o nosso sistema eleitoral/partidário não estivesse viciado.
A verdade é que já sabemos quem serão as figurinhas que vão polarizar na eleição federal. No geral, inclusive nas esferas estadual e municipal, a disputa tem ficado entre os corruptos do PT e os inaptos e também corruptos do PSDB/DEM. Se houver outro candidato com chances, é coligado a esses que citei. Quem é de fora dessa máfia, nem se cria na política.
Vamos pegar o caso de Mafra. De um lado, o candidato vencedor, filho do ex-prefeito que trouxe para cidade um presídio e um Lixão que comporta o excremento de mais de outros 10 municípios; um rapaz que faz campanha de carroça e logo em seguida troca pela camionete; que não tem compromisso com as promessas de campanha; que tem utilizado o orçamento municipal para comportar os seus amiguinhos em cargos comissionados! De outro lado, o candidato vencido, o qual gastou fábulas de dinheiro para se eleger um município relativamente pequeno; para quem, aparentemente, a carreira política parece uma obsessão. Havia ainda um terceiro, a quem se acusa de ter quebrado a prefeitura em poucos meses. Então indago? há opções de qualidade para se votar?
Ridículo que se use a ditadura como desculpa para o comodismo. Por acaso, os supostos oprimidos de outrora não se tornaram os opressores de hoje? Por acaso não há tortura por ai? Será mesmo que ninguém nunca mais tomou um tapa na cara dado por um policial? Será que ninguém morreu por ter tratamento médico negado? Por acaso, isso é desculpa para que o povo tenha que aceitar essa nojeira que se chama de serviço público, pelo qual se cobra mais caro do que nunca e se oferece muito pouco e de pouca qualidade?
Novamente, parabéns para quem foi reivindicar na rua. Temos mais é que manifestar o nosso desagrado.
Vc falou falou e só deixou claro que vc gosta de Wellington e não gosta do Eto.
Deixa de ser núncio (não queira falar por mim, deturpar minhas palavras). Quem sabe ler, deve ter entendido que o que eu disse é que não tivemos opção decente em quem votar aqui em Mafra (isso incluindo o Wellington, o prefeito eleito e o Dutra).
Então, para esclarecer, o sistema político/partidário atual não representa o anseio do cidadão, tampouco admite que esse (cidadão) possa expressar a sua verdadeira vontade nas urnas.
O que se acaba tendo é a infeliz obrigação de se votar na “cobra-criada” indicada pelo partido.
Esse mafrense só gosta do ETO kkkkk.
Por gentileza, queira ler o texto com a atenção antes de postar seu comentário. Não demonstrei preferência por esse ou aquele candidato. Pelo contrário, disse que na última eleição de Mafra, só teve espaço para cobras-criadas. Não adianta criticar quem vota, se as possibilidades são bem restritas e esses políticos tradicionais definem quem vai se candidatar.
Não queira subverter o sentido do que está lá acima. Não preciso de núncios.
Melhor comentário até aqui. Acho que foi o único que prestou. Parabéns.
Ou seja, a pessoa pode ser corrupta, corruptora, pode ser ati ética, mas mesmo assim tem o direito de protestar contra as pessoas que comentem o mesmo ? A única diferença é que vc não ocupa cargo publico,,,
discursinho sem vergonha o seu…
Ainda não conheci ninguém perfeito. Vivo num mundo de pessoas que uma vez ou outra mostraram-se contraditórias, omissas, e já erraram.
Não confunda as coisas. O fato de alguém errar vez ou outra não o torna um pária, tirando-lhe qualquer direito de manifestar desagrado, de exercitar a cidadania.
Basta ler o art. 5.o da Constituição para verificar que não se reserva o exercício de direitos a quem seja perfeito.
Também não defendo que o cidadão se corrompa, conte mentiras, seja improbo. Longe disso. Mas acho que, em um mundo em que ninguém é perfeito, qualquer um tem o direito de exercitar a sua cidadania.
É simplista, e hipócrita, esse discurso de que o fulano só pode exigir uma atuação coerente do poder público se ele próprio não tiver nenhuma falha.
Que se cobre o indivíduo quando ele for antiético, mas não se proíba ele de exigir o que tem direito. Isso é o básico para que haja democracia.
Há muitas décadas o Brasil não flertava tão abertamente com o fascismo.
Sim, fascismo. Um termo que não se usa gratuitamente, mas que agora cabe invocar.
A rejeição intransigente de todos os partidos; a promoção de um nacionalismo etéreo e solene; o emprego de táticas coercitivas nas ruas; a glorificação de causas moralistas e supostamente apolíticas (“contra a corrupção”); a personificação e a sacralização da pátria (“o gigante acordou!”); a legitimação da violência como modus operandi da disputa política; e o ataque (físico e simbólico) às instituições do debate e da democracia(prefeituras). Tudo isso já aconteceu antes no Brasil.
Querem queimar o Congresso? Pois lembrem-se do incêndio do Reichstag – e do que veio depois.
Estamos mais perto de 1937 que de 1968. É isso o que queremos?
Basta olharmos para nosso passado para entendermos um pouco o nosso presente. Os EUA foram colonizados por europeus que se aventuraram em busca de algo melhor, e com trabalho duro e muitas lutas, hoje representam um exemplo de democracia para o mundo. Não sou fanático por americanos, eles tbem têm seus problemas. Mas, em contra partida, nosso país foi primeiramente explorado ( madeira, ouro, etc) e colonizado, quase que forçosamente, pelo que havia de pior na Europa ( bandidos, presidiários, vadios, etc) na tentativa de manter o domínio portugues aqui. Depois vieram os africanos, escravizados, que viviam livremente em seus países e chegaram acorrentados aqui como animais…Ou seja, a cultura de tirar proveito de tudo e de todos, de “se dar bem” , de passar os outros para trás, vem lá de nossos promórdios. Na média, somos um povo corrupto, ignorante e as pessoas que estão ocupando o poder, seja na presidência ou na associação de bairros, é parte desse povo. Povo que, atualmente, anda de carro novo, tem notebook e celeular, mas ainda não tem educação e principalmente, tem àquelas origens que citei no início…. Vai melhorar, mas para se mudar cultura, costumes de um povo vai levar tempo, isso se houver influencias positivas senão pode mudar para pior.
E o modismo chegou em Rio-Mafra!
Por que não se manifestaram quando os vereadores aumentaram de 09 para 13 o número de cadeiras na Câmara?
Por que não se manifestaram quando a Taxa de Lixo foi majorada em 80%?
Por que não se manifestaram quando o IPTU teve um aumento de 200%?
Por que não se manifestaram quando o Hospital de Rio Negro foi fechado?
Por que não se manifestaram quando a Autopista bloqueou o acesso de nossa cidade?
Dentre outras coisas absurdas que aconteceram por aqui e o povo ficou quieto!
Agora, como saiu na TV, a MODA é se manifestar! Só que ninguém sabe contra o que realmente estão se manifestando! Se queriam mudança, porque elegem sempre os mesmos? Por que no dia da eleição apoiam candidatos sabidamente corruptos?
Chega de criancice! Política é coisa séria! E se querem protestar, que façam isso no dia da eleição e elejam candidatos que não possuem histórico (particular e familiar) com desvio de verba, apropriação de bens públicos, favorecimento ilícito. E ainda, pessoas que possam dar o exemplo moral!
Se for pra ir pra rua só pq todo mundo está indo, sem saber os motivos, ou pior, quebrar coisas e gritar sem partido, melhor ficar em casa estudando pra no futuro ajudar a construir um país melhor.
“Se for pra sair do Facebook e fazer isso que estão fazendo, voltem, pelo amor de Deus.”
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber…
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer…
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!..
Já que é pra colar música:
“E a novidade que seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo tão medonho
Ali naquela praia, ali na areia
A novidade era a guerra
Entre o feliz poeta e o esfomeado
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado”
“Há três tipos de déspota:
O que tiraniza o corpo, o Príncipe;.
o que tiraniza a alma, o Papa;.
e o que tiraniza o corpo e a alma, o Povo.”
Oscar Wilde (1854-1900).
Quero distância de toda essa turba “apolítica” e “apartidária” das ruas. Parece que os nazistas também se diziam assim.
Esse manifesto é algo pra se ter orgulho!
Eu estou orgulhoso e muito feliz por ainda estar vivo em um dos momentos históricos da evolução da sociedade brasileira.
Vamos aproveitar e tirar os cotovelos dos balcões dos botecos, e vamos pra rua protestar!!!
momento histórico foi quando derrubamos a ditadura.
não faz sentido querer quebrar tudo na era mais democrática que este país já teve.
pare de servir de massa de manobra servindo aos interesses da direita fascista que nunca quis a democracia no Brasil.
Um povo que não conhece a história está condenado as repeti-la.
Deus Ilumine a presidente para que enfrente os perigos que vivemos neste momento.
“A existência de partidos fraciona a nação.” Mussolini.
Olha a manifestação pacífica:
Mil manifestantes tentaram marchar para o Palácio do Planalto, que fica atrás do Parlamento, na praça dos Três Poderes.
Em seguida, outro grupo forçou a barreira no Congresso. Os manifestantes atiraram artefatos explosivos contra os PMs, que responderam com ao menos dez bombas de gás.
A partir daí, a situação saiu de controle. Um grande grupo marchou à direita, visando o Palácio do Itamaraty, que estava apenas com o contingente normal de segurança feita por fuzileiros navais.
Um dos principais monumentos de Brasília, o ministério teve várias paredes envidraçadas quebradas e um princípio de incêndio na sua entrada, controlado por PMs.
Alguns manifestantes entraram rapidamente no prédio, mas foram expulsos. Antes picharam “corrupção” numa parede interna.
Um grupo menor ainda caminhou em direção ao Banco Central, distante 2 km dali. Uma vidraça do prédio foi quebrada, mas a polícia conteve a tentativa de invasão.
No final da noite, o cenário na Esplanada era de destruição. Fogueiras se espalharam ao longo da avenida.
Três outros ministérios foram pichados. A Catedral de Brasília teve vitrais quebrados e a inscrição “666, o número da besta” pichada em inglês.
Se todos os manifestantes refletissem e tirassem todos os tipos de corrupções pessoais que fazem diariamente, as coisas já melhorariam muito nesse sentido, a consciência não tem que ser só coletiva, tem que ser individual, a educação está ruim, o que eu posso fazer hoje para melhorar a educação de alguém? (nem que seja 1 real para alguma ong da vida, ou participar das conversas e incentivar as reivindicações bem pautadas das classes).
Eu não tenho muitas esperanças na verdade, é tudo muito enraizado, muito imenso, o ideal é pensar nas pequenas coisas, no que VOCÊ pode mudar, entende? Eu pelo menos tenho isso pra mim, tento fazer minha parte. Mas as manifestações são importantes, pra tirar a sociedade da zona de conforto, pra termos conversas como essa, pra entendermos as emergências mesmo que genéricas…
Mas a gente tem que ter ciência de que é muito fácil achar que o problema é só a Dilma, Alckmin ou Eto, eu adoraria achar um suposto responsável, e ir dormir tranquila, mas não é assim que a coisa funciona, a sociedade está ruim, nós somos membros ativos da sociedade, sofremos com as consequências mas também somos as causas dos problemas, precisamos de educação, cultura, tempo pra reflexão pra entender isso, aceitar parte da culpa, e levantar a bunda da cadeira, não só pra protestar, mas pra fazer nossa parte
Pelas palavras vc é lindinha por dentro e por fora..rsrs.
A lindinha é de fato muito linda. Eu a conheço.
Linda e sabida.
Parabéns e obrigado a Todos que contribuíram de alguma forma para este manifesto.
Ainda que Tímido mas de grande importância para a nossa democracia .
E também serve para deixar nossos Políticos locais de orelha em pé, com sentimento de que o povo esta atento para a gestão do dinheiro público. ( nossos impostos )
valeu e att.. a próxima
Parabéns, Mafra. Que bom que o povo mafrense está acordando. Infelizmente poucas pessoas pessoas participaram das manifestações. Mas é apenas o começo. É sinal de que o povo está acordando, com o intuito de exigir melhorias e crescimento das cidades, sendo assim confirmando o seu descontentamento com a atual situação do país. Mafra precisa mudar, precisa crescer. O povo não tem que sair atrás de trabalho e melhores condições de vida em outras cidades. Nós temos potencial, Mafra tem condições de crescer e se equiparar a outras cidades da região. Basta querer. Basta que a administração se preocupe em buscar soluções. Basta que a população se am==manifeste, sem medo de represálias, sem temer, querendo vencer. Eu te amo Mafra. E viva nós.
Parabens a todos .Uma pergunta sera que o prefeitos de RIO -MAFRA vao falar algumas ? OPS//// acho que nao né .
Outro comentário que não dá pra entender.
Que tristeza.
sera que os prefeitos vao fala alguma coisa sobre a manisfesta feita?