Seminário sobre o trânsito de Riomafra tem possíveis soluções

Publicado por Gazeta de Riomafra - 18/07/2013 - 21h25

Portal francês é uma das modificações que devem ser feitas em curto prazo, segundo coordenador do Projeto de Sinalização de Trânsito, Maurício Razera

Durante a terça-feira, 16, foi realizado o Seminário Intermunicipal de Trânsito. Buscaram estudar melhorias que possam ser implementadas em Riomafra, pensando no fluxo, nos veículos e também nos pedestres.  O evento aconteceu no salão Walmor Haas Furtado (Salão Azul), na prefeitura de Rio Negro.

Estiveram presentes os prefeitos de Rio Negro e Mafra, Milton Paizani e Roberto Scholze, os técnicos do CREA-PR e dos Serviços Especializados de Trânsito – Setran de Curitiba, o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Rio Negro, Rogério Pinto Pinheiro, alguns vereadores de Mafra e Rio Negro e comunidade em geral.

No período da manhã, foi apresentado um diagnóstico sobre a situação do trânsito riomafrense por técnicos regionais e comunidade. O coordenador do Projeto de Sinalização de Trânsito, engenheiro Maurício Razera, explanou algumas soluções que serão ou já estão sendo feitas em Curitiba para Copa de 2014. Também salientou que nos estudos deve ser pensado nos pedestres e que mudanças no trânsito significa sempre mexer com o coletivo, a sociedade deve estar com a mente aberta para mudanças.

Aproximadamente 15 pessoas participaram da visita in loco nas ruas riomafrenses no período da tarde. O principal problema é ao redor da praça Hercílio Luz, no centro de Mafra. Segundo os técnicos do CREA-PR e Setran é visível que o portal Francês atrapalha o trânsito, pois tira visibilidade do semáforo e a pista da esquerda é inutilizada. Da mesma forma que a ilha ou canteiro próximo ao banco Itaú de Rio Negro acaba inviabilizando a ponte Diniz Assis Henning (ou ponte velha).

No encerramento do seminário foram definidas as diretrizes e os planos de ações para o futuro trabalho prático do trânsito de  Riomafra. Existe soluções que poderão ser executadas em curto prazo, como rever o sistema de estacionamento, mudança de sentido de algumas ruas, abrir ilhas para fluir melhor o trânsito e educação no trânsito. Outras soluções serão a médio e longo prazo, onde serão realizados projetos de viabilização das obras.

De acordo com Razera, de imediato pode se rever a ligações das pontes para o interior de Rio Negro, mudar uns cotovelos que atrasam o trânsito, organizar o sistema de estacionamento, estudar algumas possibilidades de mudança de sentido de ruas, e rever o excesso de lombadas que é bem preocupante. Também pensaram em abrir o calçadão, mas isso seria de médio prazo. O grande problema é em Mafra, que forma um gargalo e o semáforo aumenta isso, a solução seria retirar o mesmo. “Em Rio Negro é mais fácil resolver por ter mais alternativas, já em Mafra se tem um morro que leva para a rua principal, não se tem muitas alternativas ou desvios bons. O traçado viário não ajudaâ€, explicou.

As cidades irão trabalhar em conjunto, pois se apenas uma realizar projetos para o trânsito e a outra continuar igual não irá solucionar os problemas. Ambos os prefeitos se comprometeram nesta campanha para diminuir os congestionamentos em horário de pico e estão pensando em campanhas de educação no trânsito para a população. Ainda será elaborado um relatório com todas as propostas levantadas para realizar estudos de viabilidade.

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20 comentários publicados
  1. M J P

    Este seminário foi o primeiro passo inteligente para melhorar o trânsito entre as duas cidades, em minha humilde opinião, melhor as condições das ruas é o inicio, abrir uma ligação pela ação social a vila ivete, fechar a descida do Bradesco, eliminar estacionamento na Felipe Schmidt entre semáforo até a praça dos bancos, fazer uma ligação entre Severiano Maia direto com ponte velha por trás da Agricol como opção, isto para o começo e Andre de Souza vc não deve morar em RioMafra com certeza.

    • Adonis

      Só uma observação no seu bom comentário. Como eu citei anteriormente, sou a favor de retirar o estacionamento da Felipe Schmidt também, mas, apenas para aumentar as calçadas em ambos os lados, para que as pessoas transitem com mais espaço, conforto e, pricipalmente, segurança. Ali é o ponto de maior fluxo de pessoas, tendo em vista ser o mais importante centro comercial de Riomafra. Removendo apenas o estacionamento, estará dando prioridade à circulação de carros e não da segurança e conforto dos pedestres. Ao retirar os carros estacionados aumentará, com certeza, a velocidade e o fluxo de carros por ali. A minha sugestão, é que, neste trecho da Felipe Schmidt, deveria ser criado um calçadão ou, no máximo, passagem para um carro apenas.

      • artur

        Caro Adonis,para um comercio ser forte e necessario e necessario hever estacionamento para carros.
        Ocomercio de mafra gira em torno de 5000 empregos.
        E comprovado que o calcadao de Rio Negro acabou com o comercio de la , uma obra sem valor algum ,um local que nao e frequentado por ninguem , sem finalidade alguma.
        Se a pessoa quer evitar tumulto que va pela Frederico Heyse ou entao pela Marechal Floriano.

        • Adonis

          Em parte eu concordo com vc, tendo em vista o hábito das pessoas quererem estacionar em frente à loja que quer entrar. O que hoje é impossível tendo em vista que o estacionamento da Felipe Schimidt é privativo dos comerciantes e comerciários, A partir das 08:30 h é difícil achar um espaço. Costumo sair para fazer compras com esposa e filho e isso é um desafio com a largura das calçadas. Ficamos esprimidos entre carros e paredes. O calçadão em Rio Negro fica ao lado da praça e, que eu me lembre, não era a intenção, na época, incentivar o comércio naquele local, onde havia uma velha papelaria e a loja Dorizon. Vejo que deixar apenas uma passagem para 1 veículo da farmácia Popular até o Banco do Brasil, assim como algumas ruas de Joinvile e Florianópolis e quanto à estacionamento. Mas sou apenas um palpiteiro querendo colaborar de alguma forma.. a discussão é salutar… abraço

      • Juliana

        Se tirar o estacionamento da rua Felipe Schmidt, aonde pararão os automóveis, em Rio Negro mesmo já tem comerciantes que reclamam “se reduzir estacionamento, reduz também o movimento do comércio”. Nos dias atuais o pessoa não vai nem até a esquina a pé… Nos dias de chuva então, poderá decretar feriado na cidade.

  2. Engenheiro Civil Rafael Franck

    As mudanças anunciadas podem até serem válidas, mas mais uma vez teremos o AMADORISMO, dessa vez “profissional” regrando a adm, pública. Verdade seja dita, nenhum dos presentes no seminário é gênio a ponto de definir as SOLUÇÕES para o trânsito desta forma. Para se projetar um bom sistema de trânsito, é imperativo que se faça uma consistente pesquisa de tráfego. Fora disso, TUDO O QUE FOR FEITO, É EMBASADO EM SENTIMENTO, EM ACHISMO, EM POLITICAGEM. E assim sendo, o risco de se gastar importantes recursos para fazer e desfazer é bastante grande!! Espero que acertem mais do que errem, pois certamente, dessa vez, quem assinar pelas mudanças, vai responder pelo custo, caso não funcione!

  3. Adonis

    Acredito que não devemos acabar com calçadão de Rio Negro, muito pelo contrário, em Mafra, na Rua Felipe Schmidt, deveriam aumentar a largura das calçadas e deixar apenas uma passagem de 1 carro e sem estacionamento. Assim as pessoas poderiam fazer suas comprar e passear com mais conforto pela Cidade. Não podemos retirar o conforto dos pedestres para favorecer o trânsito de carros. As pessoas andam esprimidas pelas ruas e os carros belamente estacionados o dia inteiro em frente as lojas.

  4. marcos

    É fácil resolver, desvia o trânsito por trás da prefeitura, tira semáforo do Bradesco, deixa um apenas para os pedestres. MAS SÃO OS EMPRESÃRIOS QUE MANDAM NA CIDADE.

  5. juares

    bom nada a reclamar so ando de moto acho que deveria haver mais conciencia no uso de carros tem gente que pra ir a uns 100 metros usa o carro um absurdo vejam domingo no centro de rio negro vejo gente dar20 voltas na praça …..circulando de carro—pra que isso por isso o apelido ali de bobodramo kkkk—-melhor transporte coletivo maior uso de motos e bicicletas seria a soluçao .

    • DANI

      Concordo plenamente Juares, esse é um grande problema e não é só na nossa cidade, e o pior é a falta de respeito com nós que andamos de moto, o pessoal devia ter mais consciência. Nos que andamos de moto temos muita facilidade de nos machucar com pequenas batidas ao contrario de quem ta de carro, eu sei que tem motoqueiros que abusam da velocidade, e se mostram irresponsáveis tbm, mais algumas pessoas nao generalizando, sei que não e todo mundo, deveriam pensar e ficar mais atentos, em lembrar que em primeiro lugar temos que mudar nos mesmos, pra depois mudar ruas e mudar o transito, temos que respeitar o próximo depois sim fazer mudanças ai com certeza tudo vai melhorar.

  6. João Eugênio de Oliveira

    Meus caros
    Acho que deveria ser dado prioridade para quem sai da ponte, pois isto é lei no transito, e quem sai de Rio Negro pela ponte sempre devera ir direto até a prefeitura de Mafra, com isto tudo se descongestiona.
    Asfaltar a saida de Mafra via linha ferroviária com saida pela ponte velha para Rio Negro ou entrar na nova sentido Mafra.
    Quantoi ao portal é só retirar aquele entrave que proibe carros grandes de passar fazendo com isto que eles tenham que descer aquela ingreme descida podendo um dia causar acidentes.
    Um abç

  7. digo

    cada ideia que um engenheiro tem ,tirar o problema de um lugar e colocar em outro. Não tem ninguem de riomafra que de conta disso?

  8. Rionegrense

    André De Souza, se informe melhor, pois ninguém pagou nada para os engenheiros e técnicos do CREA e Setran de Curitiba, em razão de Acordo de Cooperação Técnica da prefeitura de Rio Negro com o CREA-PR e prefeitura de Curitiba. Está dado o recado. Seminário muito bom e importante. As coisas começaram a serem discutidas em Riomafra e não determinadas de cima para baixo como era antes. Parabéns aos prefeitos pela união em busca de solução para o trânsito, prevenindo-se para o futuro.

  9. Carlos AlBERTO

    Não seria melhor ver a opinião popular e ver o que pode ser feito para melhorar o trânsito e depois fazer um estudo no que vai ser preciso fazer para melhorar o trânsito em vez de gastar dinheiro com técnicos de fora
    acho que somos capazes de ressorvermos nossos problemas, sem contratar ninguém de fora ta na hora de
    agirmos sozinhos sem depender das grandes cidades trazendo comedores de dinheiro público…….

  10. DILGENIO TIBURSKI

    MINHA OPINIÃO PARA O TRANSITO EM RIO NEGRO PR .ABRIR UMA RUA NO MEIO DO CALÇADÃO,E ELIMINAR AQUELE MINHOCÃO QUE EXISTE.POIS ALI SÓ SERVE PARA DAR ACIDENTE MESMO!!!!!!!!

  11. DILGENIO TIBURSKI

    MINHA OPINIÃO PARA O TRÂNSITO DE MAFRA.!!!!!FAZER O TRÂNSITO TODO PASSAR POR TRÃS DA PREFEITURA DE MAFRA .DESDE QUE SEJA ASFALTADO ESSA RUA,POIS HOJE SE ENCONTRA CHEIO DE BURACOS !

  12. José

    Sou rionegrense e moro a 12 anos em Curitiba, concordo que o transito de Riomafra é incomparável ao de uma capital, mas nossas cidades ainda não tem porte para um transito como o que acontece ao meio-dia ou nos sáb. de manhã. Sugestão… As soluções devem ser todas simuladas antes de serem implementadas. Atualmente existem diversos sotwares (Arena p. ex.) no mercado que simulam fluxo logístico, fluxo de produção e fluxo de trânsito e podem muito bem ser aplicados para estudar o fluxo do transito de Riomafra… Situaçao atual, projeção de aumento de fluxo futuro, etc…
    Alternativas para o gargalo da praça existem varias (modificar a “intocável praça Hercílio Luz, ligação direta da Av Sev Maia com a ponte velha, reformar e utilizar a ponte metálica da ALL que sai na APAE de Rio Negro, pavimentar a Rua Benemérito Pedro Kuss gerando uma nova via para Vila Ivete e acesso da Preitura de Mafra direto na ponte velha….) concentrar todos os carros em uma via só não resolve, só vai mudar o gargalo de lugar, mas volto a reforçar, precisam ser simuladas usando os recursos e tecnologia existentes hoje, chega de colocar blocos de concreto no meio para que em “tentativas e erros” talvez chegar numa soluçao, vamos ser um pouco mais profissionais!!!

  13. André de Souza

    Quanta bobagem fazer “seminário” pra discutir o “trânsito” em Riomafra.
    Só por causa de umas filas de 5 minutos de vez em quando. Não fazem nem idéia do que é trânsito de verdade.
    Esse seminário é só pra dar grana fácil para os “técnicos” que vêm de fora falar o óbvio.

    Temos coisas muito mais urgentes pra cuidar do que umas pequenas filas de carros de vez em quando.

    • Adonis

      Justamente para que nosso trânsito não chegue a ser como o “trânsito de verdade” que você diz é que estas discussões são importantes. Chega de modificações feitas por amadores como as que colocaram semáforos na rotatória dos correios (que atualmente estão jogadas no centro de serviços) e a que instalou este portal francês em frente ao Bradesco…isso é dinheiro do povo jogado no lixo. Temos que ouvir pessoas profissionais no assunto porque, além do grande volume de carros nos horários de pico ainda temos que conviver com muitos motoristas mal educados e mal formados pelas auto escolas.

  14. JARBAS

    Eu estava na reunião como ouvinte e os engenheiros não falaram em tirar o portal francês, eles falaram em fechar a entrada do Bradesco, contornar a prefeitura e retirar o semáforo do Bradesco. Assim poderá entrar diretamente a direita na descida do bradesco, ou seguir reto ou virar a esquerda para estacionar em frente ao bradesco ou no outro lado do bradesco pois estará fechada a entrada.

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