Quem frequenta clínicas de estética e adora massagens já aprendeu que a pele precisa ser preparada para cada tratamento a fim de facilitar as manobras de massagem e o uso de aparelhos. Cada esteticista tem o seu jeito e os seus produtos, às vezes estes profissionais optam por linhas combinadas, dependendo do tratamento a ser aplicado.
Uma boa dica é usar produtos livres de perfumes e de álcool, ideais principalmente para quem sofre de alergias a determinados aromas.
A esfoliação da pele é bastante usada porque elimina as células mortas e abre caminho para a ação dos produtos específicos. Um dos queridinhos do momento são os cremes formulados a partir de semente de apricot e microesferas de quartzo e alantoína, como agentes esfoliantes; tem ação suave, não agride e cumpre bem a tarefa de limpar os poros.
O creme de massagem com Ph neutro e sem perfume juntamente com o óleo é uma boa opção para quem não gosta de aromas ou prefere acrescentar a sua própria essência. Estes podem ser empregados em diferentes tipos de massagens e tratamentos de eliminação de gordura localizada, celulite, redução de medidas e combate à flacidez.
Falando em massagem, a técnica não serve apenas para a estética, mas também é um grande alivio para o estresse. Seguindo esta linha, uma das mais usadas é a massoterapia, através de manobras específicas amenizam-se os efeitos do dia a dia e assim promovem relaxamento total, dando sensação de bem-estar e revigorando o ânimo. A prática é indicada para quem quer cuidar da saúde física e mental; é um verdadeiro presente para a alma.
Entendendo melhor como funciona, a massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, relaxamento, estética e contra o estresse. Possibilita o enriquecimento da energia vital, equilíbrio do tônus muscular, alívio de dores, modelação do corpo, melhora da circulação sanguínea, aumento da capacidade respiratória e boa digestão, através da manipulação manual dos tecidos flexíveis do corpo, com ou sem aplicações de calor, frio e vibrações. Entre as técnicas de massoterapia oferecidas destacam-se:
Shiasu: Pressão do dedo e da palma das mãos, às vezes de cotovelos, joelhos e pés, a fim de obter efeitos curativos.
Reflexologia: É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Intensifica a circulação e elimina os bloqueios responsáveis pelas disfunções orgânicas.
Massagem Clássica Terapêutica e Relaxante: Massagem ocidental que possui duas vertentes de manobra: mais suave, para fins de relaxamento, e em regiões específicas, para analgesia.
Quiropraxia: Tem por objetivo promover o equilíbrio do organismo. Remove o que está causando irritação nervosa, aumenta o movimento, melhora a circulação e reduz o inchaço e a dor.
Massage Quick: Manobras que priorizam região dorsal da coluna, cintura escapular e pescoço. É feita em uma cadeira especial. Associa algumas técnicas de massagem. O tempo de uma massagem é de 20 minutos.
Algumas clínicas especializadas em massagens também oferecem profissionais especialistas em acupuntura, tanto a tradicional como a auricular que tratam os sintomas de estresse, ansiedade, insônia, alergias, dores, obesidade e outras doenças.
Sentir-se bem é fundamental para enfrentar a correria do dia a dia, enfrentar as alegrias e as dificuldades que a vida nos impõe e por isso vale a pena investir nisso.