Praticidade no tratamento com resultados rápidos e pele lisinha e renovada é o que todas as mulheres, e os homens também, procuram. Melhor ainda se a manutenção puder ser feita em casa. O dermaroller está com tudo e prometendo isso. Mas afinal de que se trata?
O dermaroller é um rolinho com micro agulhas, bem fininhas, que fazem micro buraquinhos na pele através dos quais os cosméticos são ativados.
O “pulo do gato” é que este tipo de tratamento promove renovação celular, minimiza cicatrizes de acne, trata estrias, ajuda a eliminar acne, estimula a produção de colágeno e assim a pele fica mais firme e contorno do rosto mais definido. E mais, é bom para minimizar rugas e marcas de expressão.
O dermaroller está disponível nas clínicas de estética e é de uso individual, sendo que após cada aplicação deve ser devidamente higienizado. O rolinho pode ser passado em todas as áreas do rosto em movimentos precisos, suaves e constantes, por isso é que é necessário um profissional de estética para aplicar o tratamento e depois orientar quanto ao uso em casa. É bom explicar que o dermaroller para uso em casa é aquele que tem micro agulhas menores, sendo que o de agulhas mais longas são de uso profissional. O uso doméstico do rolinho ajuda na ativação de cosméticos.
Vale uma dica importante, é recomendável consultar o dermatologista antes de aderir ao tratamento, principalmente se a pele for sensível.
Como é aplicado o dermaroller? O profissional de estética higieniza o aparelho e a pele, desliza o rolinho sobre a pele o que provoca micro lesões. Após a aplicação são usados cosméticos específicos e manobras de massagem facial. Algumas clínicas associam o dermaroller com radiofrequência, infravermelho e laser fracionados, os quais também estimulam o rejuvenescimento.
A pele fica ligeiramente avermelhada e às vezes com pequenos inchaços principalmente entre as sobrancelhas, sendo que leve descamação no dia posterior ao tratamento também é normal. Importante: cuidados extras devem ser tomados quanto à exposição ao sol, principalmente nos primeiros dias após o tratamento.
E aplicar o dermaroller dói? Depende de cada um. O ideal é usar anestésico local à base de lidocaína e prilocaína que deve ser aplicado na pele pelo menos 15 minutos antes do tratamento. Bom, isso é apenas informação, fale sobre o assunto com o profissional de estética. Há quem use este tipo de anestésico nas sobrancelhas antes da depilação.
A Vitamina C é um excelente complemento para a potencialização e manutenção dos bons resultados conseguidos com o dermaroller. Alguns profissionais de estética aplicam a Vitamina C como finalizadora do tratamento, outros optam por algum tipo de ácido rejuvenescedor. Cada pele tem necessidades específicas.
Falando ainda da Vitamina C, este ingrediente faz parte do uso doméstico; pode ser usada de manhã, antes do protetor solar, e também à noite. Pode ser passada em todo o rosto, inclusive na área dos olhos e no buço onde se forma o conhecido “código de barras”, aquelas ruguinhas pelas quais o batom migra fora dos lábios. E falando nisso, use sempre um lápis de contorno labial, ele forma uma espécie de barreira de contem o batom. Lembre-se que o risco do lápis deve ser ligeiramente esfumaçado para não ficar com “lábios de boneca”.
Existem no mercado várias marcas de Vitamina C, a escolha depende de cada pessoa, bom é optar por aquela acrescida de Ácido Glicólico, Ácido Fítico e Vitamina E; se a pele for propensa à acne, melhor optar por formulações “oil free”, ou seja, livres de óleo. Algumas formulações com Vitamina C vêm acrescidas de FPS. Também tem Vitamina C, com FPS e cor que faz a vez de maquiagem. Bom também. Enfim, basta pesquisar os produtos, garimpar as lojas de cosméticos e, se tiver dúvida, fale com o profissional de estética ou dermatologista. Importante o aparelho deve ser adquirido em clínicas de estética idôneas. Fuja da picaretagem e da pirataria.