Qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a sobrancelha? Todas elas, em algum dia de suas vidas, tiveram alguns fios arrancados a mais, ou a menos. Sem contar que é mais comum do que se imagina, as meninas decidirem elas mesmas mudar o contorno e o formato e com uma pinça ou lâmina de depilação e daà fazem o estrago. A boa notÃcia nisso é que os pelos crescem de novo e bem rapidinho.
As tendências de comportamento também ditam uma espécie de moda para as sobrancelhas; houve uma época em que fashion era tê-las bem fininhas e definidas a lápis, atualmente a regra é quanto mais natural, melhor, ou seja, conservar o seu formato natural e retirar apena os excessos. Também entrou em cena o profissional especializado no assunto: designer de sobrancelha, sendo que existe curso especÃfico. Isto significa que é preciso aprender para fazer uma sobrancelha bem feita. Cuidado com a picaretagem!
Atualmente, homens e mulheres têm procurado estes profissionais a fim de darem uma levantada no visual. Os homens buscam se livrar do excesso de pelos que os deixam carrancudos, sem contar que é mesmo feio uma sobrancelha masculina grossa e cheia daqueles pelos que crescem desproporcionalmente aos demais.
A sobrancelha é uma ferramenta poderosa. O seu formato pode passar uma imagem de austeridade, pode deixar o visual mais leve e tranquilo, pode rejuvenescer, ou não. É isso que faz o designer de sobrancelhas; em casa, se pode tirar os excessos e usar a maquiagem para deixá-las volumosas e harmoniosas.
O bom profissional nesta área vai prestar atenção nos detalhes naturais do rosto antes de colocar a pinça em ação. Por exemplo, o comprimento ideal das sobrancelhas tem que levar em consideração o tamanho dos olhos e a base do nariz. Existe um instrumento especÃfico com o qual ele medirá as distâncias entre estes pontos. Outro ponto que conta muito é se olhos são separados, daà a jeito é estreitar esta região não retirando muitos pelos, mas se a distância entre os olhos for estreita, a solução é “alargar†esta região depilando um pouco mais. Não se engane a teoria parece fácil, no entanto é quase impossÃvel fazer isso em casa.
Outro drama, qual é a espessura ideal? Os profissionais ensinam que, quanto maior o espaço entre as pálpebras, as sobrancelhas, mais grossas elas podem ser, mas sempre prestando atenção no efeito que isso causa no visual porque ele tenderá a ficar “pesadoâ€, lembrando que a expressão do rosto deve ser sempre leve e harmoniosa.
E será que a cor da sobrancelha deve seguir o tom do cabelo? O melhor é que sejam da mesma cor da raiz dos cabelos; é preciso ter cuidado se a intenção é pintar os fios da sobrancelha porque o resultado final pode ser um efeito vulgar ou carregar demais a aparência.
Existe outra tendência que é descolorir as sobrancelhas, efeito muito usado nas passarelas. Se você gosta, vá em frente, mas saiba que isto acaba com a expressão do rosto. Caso queira mesmo fazer isso, não use descolorantes, neutralize a sobrancelha passando corretivo e pó sobre elas.
No dia a dia, para garantir o visual bonito é preciso penteá-las. Para isso existem escovinhas especiais. Penteie os fios para o alto e depois no sentido do comprimento. Ou ainda, penteie para o alto e ajeite as pontas. Para fixar e dar brilho, nada melhor do que rÃmel incolor.
Ah, antes tem aquela história de cobrir as falhas. Use sombra marrom que deve ser aplicada com o pincel chanfrado. O lápis marca mais o visual, deve ser usado em pequenos traços, e depois esfumaçado com uma escovinha. As loiras podem usar o lápis cinza para isso.
O formato ideal das sobrancelhas é aquele que dá harmonia ao rosto, mas deve agradar a quem está usando. Nada pior do que não gostar da própria imagem refletida no espelho. Os modelos arredondados são bem femininos e passam simpatia, deve ser reforçada com iluminador na parte externa. Os modelos arqueados exigem mais atenção principalmente na hora de formatar a sobrancelha e na hora da maquiagem também, muito iluminador pode ser um desastre. As sobrancelhas retas também são muito usadas, mas precisam estar sempre limpas e no dia a dia o iluminador não pode faltar, é ele quem dará mais leveza ao visual.
E ainda mais, não fique desanimada se a sua sobrancelha está fininha e parece que os pelos não crescem mais, procure um dermatologista que existem medicamentos capazes de verdadeiros milagres neste sentido, mas nada de automedicação. Vá ao médico.