O verão é uma das estações mais alegres do ano. Vem acompanhado do horário especial (o Horário de Verão) e a gente fica com a sensação de que tem mais tempo para fazer tudo. Período de férias e festas de final de ano, assim tudo parece melhor e mais alegre.
Mas, o aumento da temperatura não pede apenas roupas leves, é preciso redobrar a atenção quanto à alimentação.
Em primeiro lugar é recomendável aumentar a ingestão de líquidos, que pode ser água, sucos e a própria alimentação uma vez que algumas frutas fornecem boa quantidade de líquido; a melancia é apenas um dos exemplos.
Quando aumenta a temperatura corporal entram em ação as glândulas sudoríparas; o suor tem a função de refrigerar o corpo e daí ocorre uma perda maior de água podendo facilmente desidratar-se caso não haja uma reposição adequada, lembrando que a desidratação é uma doença grave e pode levar à morte.
Por isso a ordem é beber muita água, mesmo que a sede não se manifeste.
As crianças e idosos merecem uma atenção extra. Devem ser cuidados e oferecidos a eles, várias vezes ao dia, porções de água e líquidos, além de alimentação equilibrada, composta de frutas e verduras.
Uma opção saudável são as carnes magras, carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão.
Abuse das folhas verdes e legumes, de preferência crus, cuidado com o tempero das saladas, evite molhos prontos e maionese, substitua-os por azeite, limão, vinagre e molhos a base de iogurte.
Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal.
Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces a base delas, picolés de frutas, compotas geladas de frutas e saladas de frutas.
Como no verão a rotina é alterada em consequência das férias, torna-se difícil manter uma dieta equilibrada. Na hora do lanche ou almoço opte pelos pães com recheios magros, tais como peito de peru, queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água, sempre acompanhado de salada. Sucos mais elaborados é uma ótima opção, crie e prepare sucos diversos, abacaxi com hortelã, melancia com limão e laranja com maracujá. Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menos gordura.
Observando alguns cuidados básicos você pode curtir o verão sem preocupações, aproveitando o que a estação tem de melhor. E, finalizando, use e abuse do sol apenas nos horários recomendados.