HISTÓRIA:
A história do padroeiro da paróquia Cristo Rei remonta ao ano de 1931, por ocasião da bênção e lançamento da pedra fundamental da igreja Matriz,( festividade que coincide com a Festa de Cristo Rei no municÃpio). Segundo conta a tradição, o Sr.Cônego José Ernser, pároco de Rio Negro, fundador e benfeitor da Matriz, achava por bem denominar a nova igreja de São Sebastião; decisão essa que foi de encontro à vontade popular da época, a qual desejava manter o nome original da capela São Francisco de Paula, a qual a posteriori seria substituÃda pela igreja Matriz. O doador do terreno para a construção da igreja, passou a assim chamá-la por ocasião de uma promessa feita, que o motivou a trazer da Itália a imagem do referido santo, para inaugurar a capela construÃda por ele. Surgiu, então, a ideia se de festejar, excepcionalmente, este terceiro padroeiro, o Cristo Rei, Senhor e Rei de toda a Humanidade, a fim de se evitarem possÃveis insatisfações.
Em 1935, peregrinos provindos do Rio Negro, aqui chegam trazendo uma belÃssima imagem de Cristo Rei, o que reforça ainda mais a tradição de devoção ao Santo na comunidade local. No ano seguinte, colonos poloneses reúnem-se e festejam mais uma vez o Cristo Rei. Mas a Cúria, em 1938, registra a capela com a denominação de Capela São Francisco de Paula, em respeito a seu fundador, o referido Sr. Alberto Borrelli, imigrante italiano. Em 1973, o Sr.Arcebispo Dom Pedro Fedalto anuncia solenemente o desejo de criar a Paróquia em Campo do Tenente, cujo decreto é assinado no ano seguinte como Paróquia de Cristo Rei, cuja devoção ao padroeiro perdura com fervor e fé até os dias de hoje. Vale lembrar que a coroa do Cristo Rei, sÃmbolo alusivo ao padroeiro, encontra-se no brasão e na bandeira do municÃpio, desde o ano 1977.
Como se sabe, em 11 de março de 1925, a festa de Cristo Rei foi instituÃda pelo Papa Pio XI para motivar os católicos a reconhecerem que o mandatário da igreja é o Cristo Rei. Certamente, tal sentimento despertado entre os fiéis, na época retratada, justifica a fervorosa devoção voltada para o Senhor Rei do Universo, nos anos que precederam a criação da Paróquia de Campo do Tenente, e que perdura até o momento.
Sou Tenenteana nascida em 13 /10/1942,com nome de Iracema Greinert, fiz minha primeira comunhão na igreja matriz Cristo Rei com 7 anos, saÃmos de Campo do Tenente quando tinha 8 anos,voltei para uma visita em outubro deste ano fiquei muito feliz de rever a minha terra Natal e a prosperidade de Campo do Tenente