Na manhã da última sexta-feira, 27, o prefeito Wellington Bielecki, concedeu entrevista para falar dos avanços no processo de recuperação das vias do município – interior e área urbana -, além das atividades natalinas para o lazer da população.
Wellington começou falando da situação financeira da Prefeitura, a qual está em dia, com certidões negativas e consequentemente, com crédito. “Estamos muito bem vistos junto ao governo do estado, o qual tem nos ajudado”, declarou.
Estradas do interior
O prefeito comentou que esteve com o secretário Celso Calcanhoto, da Secretaria Executiva de Recursos Desvinculados e com Milton Hobus, secretário da Defesa Civil do Estado, para tratar da angariação de recursos financeiros, principalmente para o reparo das vias do interior. “As estradas estão em situação crítica há muito tempo, e esta foi agravada com os 66 dias de chuva ininterrupta”. Para recuperação de cerca de 1500 quilômetros de estradas, constatadas que 90% delas estão em estado precário, o prefeito disse que serão utilizados recursos oriundos de fundos sociais das Secretarias de governo para tal ação, embasado nos dados levantados pela Epagri e da Defesa Civil do município. “Já conseguimos índices para decretação da situação de emergência, com o reconhecimento do governo do estado. Este decreto vem para amparar os agricultores do município, para prorrogarem as linhas de crédito, uma vez que tiveram grandes perdas de safras”.
Área urbana
O prefeito destacou como a “grande notícia” que notificou extrajudicialmente a Casan, devido ao mau estado das ruas deixado pela companhia após obras realizadas pela mesma. “O governador Raimundo Colombo, sua equipe e a Casan estão cientes do motivo pelo qual fizemos a notificação de recisão do cotrato de convênio e a própria Casan vai nos ajudar na recuperação das ruas”.
Wellington destacou ainda que na cidade há 128 quilômetros de ruas não pavimentadas, que requerem obras de restauração ou revestimento primário como patrolamento, empedramento, tapa-buracos e drenagem. Para tano, a Prefeitura realizou também na manhã do dia 27, processo licitatório – pregão presencial Nº 136/2015 – registro de preços – para contratação de empresa prestadora de serviços de hora máquina para manutenção e recuperação e serviços de drenagem pluvial junto às ruas urbanas do município, incluindo mão de obra e material para execução. “Conseguimos R$ 1,5 milhão para recuperação das vias urbanas (centro e bairros) oriundos de recursos próprios do município para realização dos serviços”, explicou.
Frentes de trabalho
Para dar mais agilidade ao processo de recuperação das ruas não pavimentadas, o Prefeito, consultando equipe técnica da prefeitura, estabeleceu a formação de quatro grupos de trabalho para atuarem nos 128 quilômetros de ruas. Serão atendidos o Centro, Vila Nova, Jardim América e Restinga, em um primeiro momento e seguirão aceleradas para os demais bairros. “Calcula-se que cada equipe fique cerca de uma semana em cada local. Assim vamos conseguir reestruturar a cidade rapidamente, em dois ou três meses”, declarou. Quanto ao início das obras, Wellington disse que será breve, após trâmites como assinatura da ordem de serviço e que as mesmas serão fiscalizadas.
No interior, disse, serão oito grupos de trabalho, tendo ainda todo o Centro de Serviços da Prefeitura, direcionado ao interior – maquinário e recursos humanos. “Temos crédito, equipamentos, maquinário, diesel e peças de reposição. Estamos prontos e preparados”.
Massa asfáltica
Outra ação na zona urbana será a colocação de massa asfáltica nas ruas pavimentadas. “Temos licitadas seis mil toneladas de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente – para recuperação das ruas. Já foi feito estudo antes de fazermos esta aquisição da massa e emulsão, a fim de resolvermos os problemas que já existem”, destacou o Prefeito. Ele também falou sobre um problema recorrente nas ruas 7 e 8 de setembro. “A Casan já disponibilizou recursos para pavimentação das mesmas, na qual executará também serviços de substituição da rede de abastecimento de água na 8 de setembro”.
Para finalizar, o prefeito aproveitou a ocasião para convidar a população para participar dos festejos natalinos, lembrando da chegada do Papai Noel no próximo dia 5 de dezembro, de helicóptero. “Convido a todos a prestigiarem os shows, apresentações e demais atividades preparadas para alegrar a população. Tivemos pouco tempo para organizar, mas conseguimos preparar uma grande festa natalina que tanto merecem nossos munícipes”, finalizou.
Sr prefeito , em nenhum momento vi falar nas ruas da vila clementina que por sinal está um horror , se possível favor dar uma passada pelos bairros do lado de cá da cidade ou seja dos bairros próximos do hospital que está uma vergonha parece cidade sem prefeitura.
Senhor prefeito as ruas esburacadas não é só culpa da casan,e sim da incompetência das administrações anteriores,tanto dos prefeitos quanto dos péssimos secretários de obras,que só sabem reclamar e jogar a culpa dos buracos nas costas da casan. Outra pergunta o senhor prefere ficar sem água ou ver a casan abrindo buracos na cidade para consertar os vazamentos,se os tapas buracos não ficam perfeitos,é porque o tempo não ajuda,para conseguir um material seco para fechar os mesmos,outra coisa,eu já vi muitas vezes os próprios funcionários da casan refazendo as vias,e cade os calceteiros da prefeitura.
Que mal pergunte, de quando é esta foto??!! Moro próximo à esta rua e não me lembro da última vez que passou uma máquina por aqui, aliás…aqui no nosso bairro – Jardim das Araucárias – Restinga, está quase impossível o deslocamento e tráfego de veículos. São inúmeros valos ocasionados pela erosão e falta de manutenção, está pior que muitas estradas do interior. É revoltante o descaso com a população.
Concordo com o Falcão. Estando em visita a Mafra, passando pela Vila das Flores, pude constatar o péssimo estado das ruas, que além de estarem em condições precárias, são muito estreitas, não permitindo o trafego de dois veiculos (vai e vem) ao mesmo tempo.
Sai de Mafra há 12 anos e acho que nenhuma máquina passou lá neste periodo.
Também seria bom se a associação de moradores, através de seus representantes, manifestasse, buscando solução junto a Administração Municipal.
E viva nóis…
Gostaria muito que o nobre prefeito se lembra-se da Vila das Flores que é a única Cohab em Mafra que não tem asfalto há mais de 25 anos construída.E que no momento não tem nem condições da sair de casa com carro.Aliás faz tempo que não passa uma maquina por aqui.Mas acredito nessa nova administração e que as coisas poderão mudar por aqui pra melhor.então mais uma vez senhor prefeito faz com que sobre um pouco de asfalto pra jogar na nossa vila e tornar a nossa vida mais confortável e poupar o nosso bolso dos consertos de nossos carros,faça história por aqui e o povo agradece