Itaiópolis recebe curso de proteção de nascentes

Por Gazeta de Itaiópolis - 08/12/2015

A água é um bem natural que precisa ser preservado e cuidado e esse trabalho começa na nascente. No mês de novembro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizaram dois Cursos de Proteção de Nascentes, que integra as ações do Programa Especial Proteção de Nascentes da CNA e SENAR no município de Itaiópolis.

O objetivo do curso é oferecer mais uma ferramenta para o produtor, e que por meio de técnicas simples, ele possa conservar a água e manter uma melhor qualidade dela na propriedade. Uma edição do curso foi realizada na comunidade de Rio da Estiva e outra em Xavier da Silva, envolvendo cerca de 20 proprietários rurais do município.

Segundo o instrutor do curso, Igor Paes Marcon, todas as nascentes estão sendo numeradas e catalogadas. “A água utilizada nas propriedades rurais quase sempre é captada em nascentes, mas muitas vezes apresentam contaminação. Geralmente, as nascentes estão assoreadas por razões naturais ou por ações do próprio ser humano provocando a diminuição da sua vazão e comprometendo a qualidade da água pela contaminação,” explica Igor.

Como é realizado o curso

Na parte teórica do curso são estudados o conceito de nascente e o ciclo da água na natureza, que é chamado de Ciclo Hidrológico. É abordada também a Legislação Ambiental pertinente, pelo fato da nascente ser uma Área de Preservação Permanente (APP).

Já na etapa prática do curso, os participantes foram a campo e aprenderam a fazer o diagnóstico das nascentes e avaliar a captação da água para ser levada à residência para uso e consumo. Após isso, eles fizeram o desassoreamento da nascente, que resulta na melhoria da qualidade da água que aflora da terra e também no aumento da sua quantidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e proprietário do imóvel rural, onde foi realizado um dos treinamentos, declarou que o curso é excelente e acrescentou muito conhecimento para que se possa fazer o trabalho correto de conservação e se for necessário o de recuperação. “Com o curso, os participantes perceberam que com materiais simples é possível fazer um trabalho que vai garantir água de qualidade nas propriedades”, finalizou o presidente.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.