Profissionais estão sendo preparados para o retorno seguro
A retomada das aulas presenciais em Rio Negro vem sendo preparada desde o ano passado. Após a liberação do governo estadual para o retorno seguro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e o Comitê de Volta às Aulas apresentaram o protocolo desenvolvido para esse momento à Secretaria de Estado da Saúde – SESA, para aprovação.
O protocolo prevê todas as medidas estruturais, pedagógicas e de distanciamento social que devem ser aplicadas nas escolas. Além disso, determina como será feita a limpeza e desinfecção dos espaços. Trata da alimentação e transporte escolar em todas as idades e situações aplicáveis nas escolas.
O início das aulas acontece no próximo dia 08 de fevereiro totalmente remoto, ou seja, os alunos continuarão com o sistema de aulas online. A partir de 1º de março, inicia o sistema de aulas hibridas, com retorno escalonado. Neste modelo, parte dos alunos retorna para a sala de aula, enquanto outro grupo mantém as aulas remotas, alternando-se semanalmente.
Importante lembrar que o retorno presencial é opcional, sendo decisão dos pais ou responsáveis pelo aluno. Alunos imunocomprometidos, ou que tenham doenças crônicas graves, devem continuar recebendo educação à distância. Da mesma forma, a criança que apresentar qualquer sintoma respiratório, febre, dor de garganta, diarreia ou outros relacionados, não deve frequentar a escola, sendo encaminhada imediatamente para atendimento médico.
O município também está investindo na aquisição de EPIs para os professores e funcionários das unidades escolares, abastecimento de álcool em gel em diversas áreas da escola e materiais de higiene nos banheiros. Para os alunos de 3º, 4º e 5º será disponibilizado face shield como equipamento adicional.
Toda a equipe está sendo treinada para o retorno presencial através da Semana Pedagógica que está sendo realizada nos dias 03 a 05 de fevereiro. A equipe também dispõe de um plano de contingência que indica todas as necessidades para o retorno seguro, quem será o responsável pela execução, a metodologia aplicada e os insumos necessários.
O comitê de retorno às aulas é composto por representantes da Secretaria de Educação e da Saúde, bem como de professores, diretores, pais de alunos e de representantes da rede particular de ensino. Os integrantes foram nomeados pelo decreto municipal nº 155 de 27 de outubro de 2020.