Esta semana, dois profissionais da saúde de Rio Negro, a enfermeira Vandréia Waneski, coordenadora de enfermagem do Hospital Bom Jesus (HBJ) e o médico Alexandre Neumann, diretor técnico do HBJ divulgaram vídeos nas redes sociais apontando o colapso do sistema de saúde do município. Após a publicação dos vídeos a direção do Hospital Bom Jesus emitiu uma nota pública com relação a situação.
Num dos vídeos a enfermeira desabava: “A gente está passando pelo pior momento da pandemia, estamos com o sistema colapsado, com muitos pacientes entubados diariamente”, fala a enfermeira Vandréia em seu vídeo na chamando a atenção da pessoas para gravidade do momento vivido na pandemia. “É uma situação desesperadora, o sistema está colapsado”, diz ela.
A enfermeira apontou as equipes de saúde não estão dando mais conta de atender a demanda de pessoas infectadas, segundo ela o Pronto Atendimento do HBJ está operando acima da capacidade de atendimento e as equipes estão exaustas. Faz um apelo ainda para que as pessoas não se aglomerem, pois existe o risco te não conseguirem mais atender novos pacientes.
“As equipes não estão dando mais conta, temos vários funcionários afastados, também contaminados pela covid-19. É uma cena desesperadora, uma situação desesperadora. As equipes estão cansadas. Precisamos muito da ajuda das pessoas, que a sociedade colabore, que não se aglomerem, daqui uns dias não vamos ter pessoas para atender”, desabafou Vandréia em lágrimas.
O médico Alexandre Neumann, destaca que tem vários pacientes intubados no Hospital e que conseguir vagas na UTI é algo quase impossível, reafirmando a situação de colapso da saúde me Rio Negro.
“Estamos com vários pacientes graves internados no hospital, sem conseguir transferências, que ficam dias entubados. Há uma fila de em torno de 500 pacientes aguardando vagas de UTI na Região Metropolitana, portanto, a chance de conseguirmos transferência de pacientes graves é muito pequena”, destacou.
Assim como a enfermeira Vandréia, Neumann destaca que os profissionais da saúde que atuam no combate ao covid-19 estão trabalhando no limite e, que apenas casos de urgência e emergência devem procurar o Pronto Atendimento do Hospital Bom Jesus neste momento.
Nota do HBJ
O Hospital Bom Jesus, através de sua presidência, divulgou uma nota onde diz que “Vivemos uma situação dramática com a pandemia da covid-19”. Fazendo um pedido para que os casos leves, procurem as unidades de saúde de seu bairro, pois não estão conseguindo atender todos aqueles que procuram o pronto atendimento.
Nota íntegra:
Vivemos uma situação dramática com a pandemia da covid-19. Momentos de tristeza, dor e sofrimento. Os casos aumentando assustadoramente. As vagas nos hospitais estão cada dia mais escassas. São mais pacientes do que leitos, mais casos de síndromes respiratórias agudas graves do que respiradores, mais doentes do que as equipes de profissionais de saúde podem atender, mais necessidades do que medicamentos disponíveis. E as equipes estão esgotadas.
Não estamos conseguindo atender todos aqueles que procuram o nosso pronto atendimento. Pedimos que somente procure o PA em casos de urgência e emergências.
Casos leves, procurem as unidades de saúde de seu bairro.
Mantenham os cuidados: álcool gel, máscaras, lavem as mãos e, por favor, evitem aglomerações. Nos ajudem a salvar vidas.
E que Deus nos abençoe!
Mônica Lottermann Bessa – Presidente do HBJ”