No mês de maio o municÃpio de Rio Negro chegou a alarmante marca de 1254 novos casos, mostrando um aumento exponencial considerando os números desde o inÃcio da pandemia, foram registrados mais que o dobro do mês anterior, segundo dados apresentados pela secretaria da saúde que demonstram 626 casos no mês de abril.
Estes dados indicam que estamos na pior fase da pandemia, alta taxa de ocupação de leitos, maior gravidade nos sintomas dos pacientes que chegam à unidade e tendência de aumento nos casos de sÃndromes respiratórias. O vÃrus e suas novas variantes estão atingindo os mais jovens, pessoas de 30 a 60 anos de forma muito mais agressiva e com maior capacidade de disseminação. Como medida de prevenção, o municÃpio emitiu o decreto 084/2021, que mantém as medidas para redução da circulação e aumenta as recomendações de prevenção contra o coronavÃrus.
Desde novembro de 2020 as infecções vêm em uma crescente, tanto no número de positivados quanto no número de mortes, que já chegaram à triste marca de 70 vidas perdidas no municÃpio de Rio Negro. Mesmo com a aplicação de mais de dez mil doses nos grupos prioritários, o contágio pelo vÃrus ainda é muito alto. O maior causador de contaminação é a falta de cuidados, aglomerações, eventos familiares, festas clandestinas.
Por isso, o municÃpio de Rio Negro pede a todos que adotem os protocolos de higiene, uso de máscaras e isolamento social.
As medidas buscam a prevenção e conscientização: “Estamos buscando o entendimento dentro da razoabilidade, estamos vivendo a situação mais crÃtica de toda a história dessa pandemia, se não agirmos agora, de forma mais dura, estaremos aqui na próxima vez discutindo as piores situações possÃveisâ€, pontua as autoridades sanitárias do municÃpio
Em caso de aglomeração faça sua denúncia podendo ser de forma anônima pelo WhatsApp no número (47) 99106 4146.