Nova variante fez a ocupação dos leitos de UTI aumentar no planalto norte. Taxa de ocupação é de 91%
Com a notÃcia da chegada da variante delta da covid-19 ao planalto norte catarinense, vem junto a notÃcia do aumento da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da região.
Nesta quinta-feira 12, a taxa ultrapassou os 90% de ocupação.
A variante delta é uma cepa mais agressiva da covid-19. Mafra já tem o registro de dois casos da nova variante e em São Bento do Sul a contaminação já é apontada como comunitária.
Na noite da última segunda-feira (9), a Saúde do Estado recebeu da Fiocruz a confirmação de mais 25 testes positivos para a nova variante do vÃrus. Nestas confirmações estavam os dois casos de Mafra. Assim Santa Catarina contabiliza 36 casos confirmados em 20 cidades.
Segundo a Saúde a maior preocupação com os novos casos da variante delta do coronavÃrus no estado é com as pessoas que não receberam a vacina e aquelas que estão parcialmente imunizadas.
Variante DeltaÂ
A variante delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Ãndia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissÃvel do que o coronavÃrus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na Ãfrica do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).
Sintomas
Calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e dores musculares foram os problemas mais associados à infecção, ao lado dos sintomas clássicos. O conselho do governo diz que os sinais mais importantes da covid-19 são: tosse contÃnua; temperatura alta; e perda ou alteração do olfato ou paladar.