De acordo com levantamento realizado pela Fetaesc cerca de 60 produtores devem ser beneficiados. O problema vinha se arrastando desde a última safra. Santa Catarina produziu no perÃodo 726 mil toneladas de tabaco. Como argumento para não ter conseguido pagar em dia os produtores, a empresa disse que estava com problemas de fluxo de caixa em virtude do atual momento econômico que o paÃs atravessa. As negociações para intermediar o pagamento iniciaram logo após os Sindicatos receberem a informação de atraso no pagamento. Desde então reuniões e tratativas envolvendo integrantes da Fetaesc, sindicatos filiados e empresas.
De acordo com Irineu Berezanski, assessor de Planejamento da Fetaesc, os agricultores que tiverem até R$ 1.000,00 para receber, o pagamento ocorrerá em uma única parcela. Os demais em até cinco vezes. Ele lembra ainda que os valores serão corrigidos no momento do pagamento.
Para dar transparência e confiabilidade jurÃdica ao acordo um contrato com a forma de pagamento acordada foi elaborado e para ter efeito terá que ser assinado pelo produtor que tem a receber a INTAB.
Nesse sentido o produtor deve se encaminhar munido de documentos pessoais a um Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou Agricultores Familiares filiados a Fetaesc mais próximo de sua casa. Não é necessário ser associado ao sindicato.