Com a digitalização de praticamente todos os meios de pagamento, está acontecendo um número elevado no aumento de ataques cibernéticos e fraudes de dados dos usuários de bancos e lojas virtuais. Esta preocupação assola não apenas clientes mas também empresas que se encontram vulneráveis a invasões em seus sistemas.
Para ajudar a manter as informações seguras, pesquisamos o assunto hoje vamos sugerir para você, que siga estas quatro dicas essenciais:
1. Crie senhas complexas.
Evite aniversários, nomes de animais de estimação e senhas simples como 12345. Existem o chamado Roubo Amigável, que nada mais é do que o roubo por alguém que a vÃtima conheça, é o tipo mais comum de roubo ou fraude de identidade, portanto, não compartilhe senhas e fique atento a quem pode acessar suas informações pessoais.
Senhas como aniversários e nome de cachorro ou pai e mãe são extremamente fáceis de identificar e sua conta ser invadida. Tenha sempre consciência que uma senha complexa é a ideal. Uma boa ideia é mesclar números, letras e caracteres especiais sempre que possÃvel. Caso a senha tenha que ser composta apenas por número, escolha números randômicos para você.
2. Mantenha o controle de suas contas.
Verifique a atividade da conta e extratos online frequentemente por meio de serviços bancários online e aplicativo. Isso o torna a primeira linha de defesa, porque você sabe imediatamente se uma transação é fraudulenta. Receber alertas de texto ou e-mail para transações acima de um determinado valor em dólares também é uma boa ideia. Se você notar atividade incomum ou não autorizada, avise-nos imediatamente. É a melhor maneira de evitar perdas e restaurar sua conta rapidamente.
3. Fique alerta online.
Certifique-se de que os computadores e dispositivos móveis estejam equipados com proteção antivÃrus e malware atualizados. Nunca forneça informações financeiras pessoais em resposta a um e-mail não solicitado, por mais oficial que pareça. Geralmente os bancos em contato com você por e-mail nunca irão solicitar uma senha, PIN ou informações da conta. Por último, abra apenas links e anexos de fontes confiáveis.
4. Proteja seu dispositivo móvel.
Use o bloqueio por código de acesso em seu smartphone e outros dispositivos. Isso tornará mais difÃcil para os ladrões acessem suas informações se o dispositivo for perdido ou roubado. Antes de doar, vender ou trocar seu dispositivo móvel, certifique-se de apagá-lo usando um software especializado ou usando o método recomendado pelo fabricante.
Tenha cuidado ao baixar aplicativos, pois eles podem conter malware e evite abrir links e anexos, especialmente de remetentes que você não conhece. Veja serviços de vpn gratuitos recomendados por experts para usar em seus dispositivos, pois a VPN pode ajudar muito no quesito proteção, tanto quanto um anti vÃrus.Pesquise os melhores anti vÃrus do mercado e que tenham a melhor cobertura de proteção. Hoje é possÃvel ter sua máquina invadida de diferentes formas, e toda semana os Hackers inventam uma forma diferente.
Portanto, é imprescindÃvel que você esteja sempre de olho e pronto para tomar qualquer providência, e caso você tenha sido vÃtima, o próximo tópico é para você:
Dicas para vÃtimas:
Se você for vÃtima de fraude e suspeitar que suas informações pessoais foram comprometidas, recomendamos seguir as seguintes etapas:
- Ligue para o seu banco imediatamente para que possam ajudá-lo com as ações necessárias para proteger sua conta.
- Abra um boletim de ocorrência para colocar um alerta de fraude em seus registros de crédito.
- Mantenha um registro de todos os contatos que você fizer com as autoridades sobre o assunto. Anote nomes, cargos e números de telefone para o caso de precisar contatá-los novamente.
Conclusão
Por fim, sempre esteja atento a qualquer coisa irregular ou que pareça irregular em suas contas. Sempre verifique remetentes e endereço de emails. Toda segurança nunca é de mais quando falamos de nossos dados na internet.
Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo, e se sim, comente abaixo e compartilhe com seus amigos.