Nesta terça-feira, dia 15 de março, a Maternidade Dona Catarina Kuss completará 50 anos de atividades. A data oficial de sua inauguração é o dia 3 de abril de 1972, mas as suas atividades começaram de fato no dia 15 de março de 1972. A instituição de saúde pública é referência no planalto catarinense. Fica localizada na Rua BrasÃlio Celestino de Oliveira, 209.
Nesta terça-feira haverá uma comemoração do cinquentenário da maternidade. Às 14h será a abertura da solenidade com a presença de autoridades, colaboradores e convidados. Haverá ainda o descerramento da placa de 50 anos, solenidade ecumênica, entrega de certificados, lançamento do projeto Nascer/Crescer: uma vida, uma árvore e exibição do vÃdeo institucional, além de um coquetel de encerramento.
ConstruÃda em um terreno doado pelo ex-prefeito Pedro Kuss – terreno da famÃlia Kuss – a M Maternidade Dona Catarina Kuss possui 2.083 metros quadrado de área, e leva o nome da esposa do ex-prefeito (Pedro Kuss).
Na época da inauguração sua estrutura contava com 40 leitos para gestantes e 25 leitos no berçário, com um quadro de 40 funcionários. Desde 1991 não existe mais o berçário, data em que foi implantado o alojamento conjunto onde mãe e recém-nascido ficam juntos desde o nascimento até o momento da alta. São 235 funcionários, entre pessoal administrativo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e equipe multidisciplinar com assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.
O primeiro nascimento ocorreu no dia 19 de março de 1972, onde o médico obstetra NevecÃnio Ramos Wanderley trouxe ao mundo o neném Jorge Adriano Petters, que se tornou dentista na cidade de São Bento do Sul, mas mafrense de alma e coração. Em 1972 nasceram 178 bebês na Maternidade Dona Catarina Kuss:  90 meninos e 88 meninas.
De 1972 até 1990 a maternidade foi administrada pela Fundação Hospitalar de Santa Catarina, tendo o médico Diniz Assis Henning como seu primeiro diretor e o Hélio Baduy o primeiro gerente administrativo. Em 1990 A Maternidade Dona Catarina Kuss passou para estado de Santa Catarina, bem como seus funcionários passaram para o quadro funcional da Secretária de Estado da Saúde.
Durante estes 50 anos de história foram várias as transformações na maternidade com destaques para a conscientização do aleitamento materno onde aconteceu a instalação do Banco de Leite em 1987 e a instalação da UTI Neonatal em 2008. A Maternidade Dona Catarina Kuss também foi o primeiro hospital do sul do Brasil a receber o tÃtulo “Hospital Amigo da Crianças†no ano de 1992, prêmio outorgado pela UNICEF/OMS e pelo Ministério da Saúde.
O Banco de Leite da Maternidade Dona Catarina Kuss também é premiado e referência no Estado, recebendo o certificado “Padrão Ouro†da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano que é auditado pela Fiocruz.
Além de Mafra, a Maternidade Dona Catarina Kuss atende as gestantes de baixo risco das cidades de Itaiópolis e Rio Negro, já no alto risco atende todas as cidades do planalto norte e do estado de Santa Catarina, conforme disponibilidade de vagas na UTI que são coordenadas por uma central de vagas do estado.
Meu sobrinho Rogerio Reinert nasceu ai na Maternidde tinha recém construÃda , hoje ele esta com 47 nos e Mora em Maceió