Focos positivos para larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontrados nos bairros Vila Nova, Faxinal, Espigão do Bugre, Vila Ivete, Jardim do Moinho e Jardim AméricaÂ
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica emitiu o primeiro alerta epidemiológico (01/2022) com relação à dengue. Até o dia 29 de abril de 2022 estavam sob investigação da Vigilância Epidemiológica 07 casos suspeitos, não apresentando vÃnculo epidemiológico entre eles, a maioria com histórico de viagem para outros municÃpios. No dia 04 de maio, já contabilizavam 9 casos suspeitos.
Neste ano por meio do Programa de Endemias, o municÃpio apresentou 09 focos positivos para larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros Vila Nova, Faxinal, Espigão do Bugre, Vila Ivete, Jardim do Moinho e Jardim América.
Doença infecciosa
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovÃrus, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Em Santa Catarina, o panorama de transmissão da dengue vem demandando preocupação crescente, tendo em vista o aumento do número de municÃpios infestados e em situação de epidemia. Com o aumento no número de casos, uma preocupação importante é o atendimento oportuno dos casos suspeitos, com o adequado manejo clÃnico, de forma a evitar casos graves e óbitos pela doença.
Sintomas
As pessoas devem ficar atentas quanto aos seguintes sintomas: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Alerta
Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
Programa de Combate a Dengue em Mafra
O programa conta atualmente com 171 armadilhas espalhadas em Mafra e visitadas semanalmente, além de 31 pontos estratégicos – como cemitérios, borracharias, floriculturas, condomÃnios e ferros velhos – que recebem visita das agentes quinzenalmente. A Secretaria de Saúde de Mafra pede a colaboração da população para cuidarem das armadilhas evitando jogar lixo nas mesmas. Também recebem denúncias através do telefone 47 3642-8708 ou pelo email denguemafra@gmail.com
O que você pode fazer por sua comunidade
A população pode colaborar com a ação de rastreamento eliminando os criadouros do mosquito. A equipe do programa reforça a necessidade de divulgar a população os cuidados com a eliminação de depósitos (latas, pneus, garrafas, lonas, etc.) que podem acumular água parada. Estas atitudes visam manter o municÃpio livre das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti mesmo com a chegada de temperaturas mais amenas.