Nova central de videomonitoramento de Rio Negro é inaugurada

Por Assessoria - 02/09/2022

A nova Central de Videomonitoramento do Município de Rio Negro foi inaugurada nesta quinta-feira (01) no bairro Volta Grande. O evento teve início às 14h30 e contou com a presença de convidados e de diversas autoridades, entre elas o Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Hélio José Hornung, o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, e o Comandante da 2º Companhia de Polícia Militar de Rio Negro, Tenente Felipe Podzwato Borne.

A Prefeitura de Rio Negro está aliando a tecnologia com a segurança e proteção. O município, perante o Convênio nº 0223/2017 firmado com o Estado do Paraná, através da Polícia Militar para a implementação do sistema de videomonitoramento, estruturou suas ações, investiu em equipamentos, softwares e câmeras ao longo dos anos em seus prédios públicos, aumentou sua capacidade de Internet, realocou servidores e com orçamento próprio e doações conseguiu a estrutura atual para a nova central de videomonitoramento.

ESTRUTURA

O local que abriga a nova central possui salas administrativas, sala de reunião, sala do Conselho de Segurança (CONSEG), cozinha e refeitório, banheiros, depósito e a sala de videomonitoramento com painel (Video Wall) composto por nove monitores. Servidores municipais em regime de escala trabalham no local.

Com a nova estrutura definida, o aprimoramento da central de videomonitoramento será constante. Atualmente são aproximadamente 400 câmeras instaladas em locais estratégicos do município e espelhadas em um espaço centralizado. Elas estão instaladas em ruas, avenidas, praças, escolas e centros infantis, postos de saúde, ginásios de esportes, cemitério municipal, entre outros espaços públicos. Além da área urbana, também há câmeras no interior de Rio Negro, como no Lageado dos Vieiras, Lençol, Cunhupã, Roseira e Fazendinha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

APOIO PARA A POLÍCIA E AO CIDADÃO

A segurança pública é regida pelas legislações federais e estaduais, mas os municípios podem criar ações de caráter preventivo. Desta forma, a Central de Videomonitoramento do Município de Rio Negro tem como objetivo inibir ou constatar atos de vandalismo em prédios públicos, mas também auxilia a Polícia Militar, Polícia Civil e o cidadão na investigação de crimes e acidentes de trânsito, por exemplo.

Em seu discurso, o Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Hélio José Hornung, enalteceu a importância da central de videomonitoramento e a parceria da Prefeitura com a Polícia Militar: “Parabéns pela inovação, empenho e dedicação ao criar esse sistema que vai auxiliar muito a Polícia Militar diretamente nas imagens, na prevenção e na ajuda para o nosso policial. Quando o policial for num local atender a uma ocorrência, pode ter certeza que essas imagens vão auxiliar de forma eficaz”.

SOLICITAÇÃO DAS IMAGENS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As câmeras gravam as imagens por um determinado tempo, dependendo da região instalada, e podem ser disponibilizadas ao munícipe que pode solicitar através de um requerimento digital.

Para utilizar o serviço é necessário realizar o cadastro no portal da Prefeitura e anexar o boletim de ocorrência no ato da solicitação. O cidadão também precisa descrever os fatos a serem apurados, o endereço completo da ocorrência, a data e o horário. As imagens solicitadas serão disponibilizadas pela Polícia Militar apenas após a análise dos dados informados.

O cidadão pode ter acesso aos serviços de videomonitoramento pelo endereço:  https://rionegro.atende.net/cidadao/pagina/vigilancia-patrimonial/. Através deste link também é possível visualizar em tempo real algumas imagens geradas pelas câmeras.

A solicitação de imagens, mediante acesso ao serviço ao cidadão, preenchimento e encaminhamento da documentação necessária, nos termos da Lei de Informação, pode ser feita através do endereço: https://rionegro.atende.net/autoatendimento/servicos/e-solicitar-imagem-de-cameras/

HOMENAGEM PÓSTUMA

Duas salas da nova central de videomonitoramento foram denominadas através do Decreto Municipal nº 107/2022, considerando os relevantes serviços prestados pelos soldados Altair Dalke Ricetto e Teófilo Bartiniak, da Polícia Militar do Paraná, que perderam a vida no exercício da profissão no município de Rio Negro durante uma ocorrência no dia 26 de fevereiro de 1992.

Placas com a foto e o histórico dos soldados foram fixadas no local. Ficaram denominadas as salas pertencentes a Central de Videomonitoramento do Município de Rio Negro:

  • Sala nº 01 “Sd. Altair Dalke Ricetto”
  • Sala nº 02 “Sd.Teófilo Bartniak”

Com esta homenagem os dois soldados ficarão eternizados nas paredes e serão lembrados todos os dias por esse município, quando do ingresso em uma estrutura de uma ferramenta que facilitará o exercício da profissão que jura perder sua vida por nossa sociedade.

A entrega simbólica do Decreto foi feita pelo prefeito James Karson Valério e o pelo vice-prefeito, Alessandro von Linsingem, aos senhores Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho e Tenente Coronel Helio José Hornung. O objetivo do ato foi transmitir na solenidade a homenagem a todos os policiais militares e aos familiares dos homenageados.

O 1º Comandante Regional de Polícia Militar, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, agradeceu pela homenagem realizada e também destacou a importância da central. “Essa homenagem eterniza os heróis que abraçaram verdadeiramente o compromisso e não fugiram do dever. É com muito orgulho que estou aqui e recebo a homenagem. Levarei aos Comandos o carinho que Rio Negro tem pela Polícia Militar. E podem ter certeza que é recíproco. Viemos para somar neste centro de videomonitoramento que será um grande avanço tecnológico na segurança de Rio Negro. Esse instrumento potencializa a vigilância da Polícia Militar, a investigação da Polícia Civil e de todos os órgãos de segurança”, comentou.

MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO

Alessandro von Linsingen valorizou em seu discurso o desempenho dos servidores que atuam no local: “Sem vocês nada disso aqui seria viável. Vocês acreditaram na ideia. Parabéns a todos”. O vice-prefeito também destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a polícia. “Vários índices já diminuíram através da parceria com a Polícia. Hoje nesse prédio começa uma nova história da segurança pública”, disse.

O prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, enfatizou a importância que a gestão dá para a segurança pública: “Aqui começa uma nova história. Uma história de tecnologia e de novos ideais de segurança. Estamos cumprindo a nossa obrigação de valorizar a segurança de nosso município. Vamos colaborar e contribuir sim com a segurança do nosso povo. Ajudar a valiosa e significativa Polícia Militar do Paraná e a valiosa Polícia Civil e todas as suas ramificações que possam contribuir na segurança do nosso povo. Precisamos unir forças. Falar em segurança é falar em qualidade de vida”.

ROTA DE VIGILÂNCIA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Além da central de videomonitoramento, a Segurança Patrimonial do Município de Rio Negro também possui o programa Patrulha Patrimonial, que visa o aperfeiçoamento do serviço público na fiscalização dos bens públicos municipais, pois não tem poder de polícia. Ou seja, é uma ferramenta de auxílio para a segurança pública.

Tem como objetivo assegurar soluções em serviços de segurança do patrimônio público em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Conselho de Segurança (CONSEG). Os serviços são prestados 24 horas por dia. As equipes atendem escolas, praças, postos de saúde e demais prédios públicos. Também auxiliam na sinalização e orientação no trânsito, apoio em eventos municipais, entre outras ações.

Trabalhando em simultaneidade com a central de videomonitoramento, o programa Patrulha Patrimonial também é uma ação de caráter preventiva, principalmente relacionadas a furtos e atos de vandalismo aos bens pertencentes ao município de Rio Negro. O programa também atua como um vigilante para auxílio da Polícia Militar nas atitudes suspeitas. Caso visualize e/ou se depare com ações suspeitas, os vigilantes comunicam a Polícia Militar através dos canais oficiais.

A rota de vigilância do patrimônio público é realizada por servidores públicos concursados que possuem capacitação em vigilância com certificado DRT. É um serviço que rendeu dados de comprovada eficiência nas atividades de patrulha patrimonial.

A Segurança Patrimonial do Município de Rio Negro conta com um coordenador da segurança patrimonial, um coordenador da vigilância patrimonial e 24 servidores municipais para fazer a guarda dos prédios públicos. A Patrulha Patrimonial atua com três veículos caracterizados (plotados e sinalizados com giroflex).

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.