A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.
Em Rio Negro, até esta quinta-feira (22), 74% da população de 1 ano até 4 anos foi vacinada. As equipes de saúde do município adotaram a estratégia de ir até as residências para realizar a vacinação das crianças. As equipes também foram – com a devida autorização – em escolas.
O objetivo da campanha a nível nacional é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina Poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Quem ainda não se vacinou pode colocar a carteirinha de vacinação em dia em uma das unidades de saúde do município:
- ESF Alziro Alves – Rua Ervino Paulo Heinscutz, nº 2900
- ESF Antônio Abdala José – Rua Rodolfo Alois, nº 1073
- ESF Antônio Bossi – Rua Mirtes Ferreira, nº 45
- ESF Ayris Hirt – Rua Sides Staien, nº 84
- ESF Drº Synesio José Almeida Becker – Rua XV de Novembro, nº 1435
- ESF Euclides José de Oliveira Brás – Rua Darci Braz Oliveira, S/N
- ESF Jorge Ricardo Hirt – Rua Emilio von Linsingen, nº 325
- ESF Rubens Antônio Zageski – Rua Principal
- ESF Vereador Luiz Milcheski – Rua Guilherme Francisco John, S/N
- Especialidades José Krajeswski – Rua Kalil Gemael, nº 215
- UBS Francisco Telmann – Rua Principal
- UBS Vereador Irajá Martins – Rua Marechal da Fonseca, S/N
IMPORTÂNCIA
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Poliomielite, também conhecida como “paralisia infantil”, tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A pólio voltou em países como Israel e Moçambique. A Organização Panamericana de Saúde alerta para a importância de a cobertura vacinal ultrapassar 95%. Caso contrário, a Poliomielite poderá reaparecer. A cobertura vacinal da população diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de Covid-19.
COVID-19
As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
Em Rio Negro, a Secretaria da Saúde está colocando em dia a vacinação da Covid-19. O público pode receber a primeira, segunda, terceira ou quarta dose, desde que se enquadre dentro do calendário.