O Dia de São Francisco de Assis é celebrado em 4 de outubro. No Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa, em Rio Negro, há uma bela imagem de São Francisco que foi inaugurada em 1934. Ela foi projetada e executada pelo Frei Geraldo Otto Roderfeld.
Ao longo do tempo a escultura foi preservada com manutenções. Após pesquisas realizadas, foi constatado que o autor da imagem foi também o idealizador de outras esculturas em homenagem a São Francisco, tendo todas elas um fato em comum: não possuem nenhum tipo de pintura. E como o trabalho de restauração foca-se em preservar a originalidade da obra, a imagem passou por um processo de retirada das cinco camadas de tintas que apresentava.
A imagem continua no local original de sua instalação: na entrada principal do Seminário de Rio Negro, atual Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa, que fica localizado na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, bairro Seminário.
Horário de atendimento: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Finais de semana e feriados: das 9h às 17h com permanência até às 18h. Entrada gratuita.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. O religioso recebeu o nome de João Pedro de Bernardone, mas passou a ser chamado de Francisco pelo pai, que era um rico comerciante.
Francisco foi militar, mas desistiu de participar de batalhas e da fortuna da família para se juntar à Igreja Católica. Desapegado com os bens materiais, ele também dedicou parte da vida para cuidar de pessoas em situação de pobreza, dos animais e da natureza. Por isso, além de ser padroeiro dos animais e da natureza, ele também é conhecido como “santo dos pobres”.
Francisco morreu aos 44 anos, e a devoção dele se espalhou pelo mundo, mesmo antes de sua morte, segundo a Igreja Católica.
Em 13 de março de 2013, no Vaticano, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio fora eleito o novo papa da igreja católica. Pela primeira vez na história, a figura mais importante do catolicismo escolheu o nome papal “Francisco”. A inspiração foi São Francisco de Assis – após o pedido de outro cardeal, o brasileiro Cláudio Hummes, para que o novo pontífice “não se esquecesse dos pobres”.
ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém