Com um crescimento cada vez maior dos food trucks, o municÃpio de Rio Negro trabalha na implementação de uma legislação especÃfica para atividade. A norma regulamenta as condições para emissão do termo de permissão de uso e algumas disposições em relação à forma com que os food trucks podem ou devem trabalhar. Por exemplo: os empreendedores precisam, para conseguir sua licença, indicar os locais onde irão operar e locais pretendidos. Também não se pode ceder ou alugar o food truck a terceiros; mercadorias não autorizadas não podem ser comercializadas, entre outros.
Desde o inÃcio de 2022 o municÃpio iniciou a construção da legislação (Lei Municipal nº 3.216), com normas similares já obedecidas por comércios de alimentos e também ambulantes, e ao mesmo tempo, determinando regras especÃficas para o segmento, que inexistiam até então.
O objetivo é regulamentar a atividade e incentivar os empreendedores para que possam exercer sua atividade de forma lÃcita e segura, além de proporcionar ao consumidor mais qualidade nos produtos e serviços.
Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira na Prefeitura com a presença de empreendedores do ramo. “Esta foi a primeira reunião de alinhamento. Todas as ações são pautadas no diálogo, visto a importância dos empreendedores do setor na construção das polÃticas públicas voltadas ao setorâ€, comentou William Mazur, secretário de indústria e comércio de Rio Negro.
Food Truck é um conceito norte-americano de lanchonete em que a mesma tem como estrutura básica um veÃculo (geralmente um trailer). Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos por volta de 2008, época em que este mesmo paÃs e a Europa enfrentavam uma crise econômica e precisaram reinventar certos modelos de negócio.
Os Food Trucks, portanto, conferiam aos seus donos, entre outras coisas, uma maior praticidade devido à possibilidade de se estabelecerem em determinados locais ou não de acordo com a demanda. Dessa forma, acabaram se tornando uma saÃda mais atrativa do que outros empreendimentos do ramo alimentÃcio, como restaurantes, hamburguerias, pizzarias e outros, que atendiam em endereços fixos.
Porém, é importante a atividade estar de acordo com as determinações legais do municÃpio. As leis para Food Truck funcionam de forma a garantir também a mobilidade de pessoas e veÃculos.