Na noite da última terça-feira, dia 17, Mafra foi atingida por forte temporal, que em pouco mais de uma hora causou estragos em toda área urbana e interior do municÃpio. Foram diversos pontos de alagamentos de casas, danificação de estradas rurais, transbordos de bueiros e tanques e ainda prejuÃzos nas lavouras.
A Defesa Civil do MunicÃpio está realizando o levantamento dos prejuÃzos causados pelo grande volume de água que caiu, de forma inédita, chegando a mais de 120 mm em menos de 1 hora.
A mesma situação pôde ser constatada em  praticamente todo o Estado e especialmente na região do Planalto Norte Catarinense. Em municÃpios vizinhos como Rio Negrinho os estragos também foram grandes.
A Defesa Civil alertou, no entanto, que alguns fatores colaboram para a ocorrência repetitivas dessas situações,  como a construção irregular em áreas de alagamentos e descarte incorreto de material reciclável que ocasiona a obstrução de bueiros.
Recomendações
A Defesa Civil repassou algumas recomendações em relação às inundações e alagamentos, com base nas informações da Defesa Civil de Santa Catarina. São elas:
Em caso de alagamentos e inundações:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Em caso de tempestades com ventos fortes e raios
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Em local abrigado, fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.