Contribua com o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros e ajude a salvar vidas!
A Lei Municipal nº 442 de Rio Negro, de 31 de dezembro de 1984, criou o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM) com a finalidade de fornecer recursos para aplicação em despesas correntes e de capital nas ações de bombeiros destinados à manutenção da unidade operacional do Corpo de Bombeiros no município de Rio Negro.
COMO CONTRIBUIR
A contribuição voluntária prevista em Decreto possui valor anual mínimo de R$ 15,00, mas é possível contribuir com um valor maior. O munícipe pode colaborar através de um depósito bancário direto na conta vinculada ao FUNREBOM:
- Banco do Brasil: 001
- Agência: 2543-7
- C/C: 28778-4
- CNPJ: 15.291.277/0001-98
- Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros – FUNREBOM
Também é possível contribuir através do PIX:
- Chave CNPJ: 15291277000198
Através do carnê o IPTU deste ano o munícipe também terá informações sobre a contribuição voluntária.
COMO O VALOR É UTILIZADO
A arrecadação de recursos para o Corpo de Bombeiros é essencial para garantir a proteção da população em nível municipal. A instituição é responsável pelo atendimento a emergências e situações de risco que afetam diretamente a população. Por isso, investir na estruturação e manutenção dos bombeiros é investir em qualidade de vida.
Os recursos são utilizados para a aquisição de equipamentos, capacitação e treinamento dos profissionais, para atividades técnicas, serviços pré-hospitalares, busca e salvamento, construção e ampliações de instalações, aquisição e manutenção de equipamentos e viaturas, garantindo que os bombeiros possam desempenhar suas atividades com a máxima segurança e eficiência, entre outras despesas relativas à organização dos bombeiros militares.
Somente em 2022 o Corpo de Bombeiros realizou mais de 2.400 ações envolvendo atendimentos a acidentes de trânsito, atendimento pré-hospitalar, atendimentos comunitários, buscas e resgates, incêndios e desastres, além de fiscalizações, vistorias e aprovações de projetos.
Os recursos também são utilizados para a realização de campanhas de conscientização e prevenção de acidentes, o que ajuda a evitar ocorrências e, consequentemente, reduz o impacto social e econômico causado por elas.
Além disso, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) presta auxílio para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cobrindo o atendimento de transporte hospitalar quando a ambulância do SAMU está em deslocamento até o município de Curitiba.
FIM DA TAXA OBRIGATÓRIA
A criação do FUNREBOM em 1984 previa uma taxa obrigatória de contribuição, denominada “Taxa de Serviço”. Tempo depois esta taxa foi revogada e desde então diminuiu a arrecadação para a manutenção de viaturas, aquisição de materiais, equipamentos e serviços, afetando diretamente os serviços do Corpo de Bombeiros prestados à população.
CRIAÇÃO DA TAXA VOLUNTÁRIA
O Decreto nº 137/2022 da Prefeitura criou a Contribuição Voluntária de Serviços de Bombeiros. Portanto, a partir deste ano os moradores de Rio Negro poderão contribuir voluntariamente com os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo o com o Artigo 2º do referido Decreto, o valor integral dos recursos arrecadados será contabilizado em créditos orçamentários próprios e depositados em conta bancária específica sob a denominação de Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros – FUNREBOM.