Cerca de 150 alunos da Escola Agrícola Municipal “Prefeito José Schultz Filho” assistiram na quarta-feira, dia 14 a palestra sobre Educação Ambiental e Resgate de Animais Silvestres, proferida pelo Senhor Stanley, Pós-graduando em medicina veterinária de animais silvestres e exóticos, Bombeiro Comunitário Instrutor e Médico Veterinário.
Na ocasião ele falou sobre a importância que os animais, inclusive os peçonhentos – aranhas e cobras – desempenham para o equilíbrio do ecossistema. De forma prática, o palestrante levou algumas espécies na apresentação, a fim de expor a maneira correta de agir e manusear os animais em situações que exijam contato. Ao final da palestra os alunos puderam observar de perto os répteis (cobras) e até tocá-los.
Stanley orientou ainda sobre como proceder quando for preciso o resgate de animal silvestre, o primeiro contato deve ser realizado através do telefone (47) 99652.7394, após mais de 20 (vinte) anos realizando o resgate de animais silvestres de maneira voluntária, hoje o resgate desses animais esta sendo realizado em parceria com o IMA – Instituto de Meio Ambiente.
A educação ambiental figura então como importante instrumento de conservação da fauna silvestre ao possibilitar transformações de posturas e hábitos das pessoas. A palestra fez parte da programação alusiva ao mês do meio ambiente, organizada pela Prefeitura de Mafra, por meio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, em parceria com o Grupo Eco Barreira RioMafra.
Mudança na programação
Devido às constantes chuvas que tem caída no município nesta semana, algumas programações sofreram alterações, quais sejam:
– 12 de junho, oficina na Associação de Moradores da Vila Solidariedade foi transferida para dia 19 de junho;
– 16 de junho no Condomínio Ouro Verde, onde além da oficina, farão plantio de mudas na horta comunitária.
Trilhas
Quanto à programação para a atividade de observação das aves, no Dia de Trilha, na Escola Agrícola, as datas também foram alteradas para:
– 20 de junho – alunos da Escola Estadual Cristo Rei;
– 21 de junho – AMADEV;
– 22 de junho – alunos da Escola Estadual Paula Feres;
– 23 de junho – para idosos em estado de vulnerabilidade (mantido)
Concordo que todos os animais são importantes mas confesso que não teria coragem de pegar em uma cobra kk, aquela menina da foto que segura uma cobra é muita corajosa