A Prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, lançou um programa de castração social de cães através de clínicas credenciadas. Ao todo serão realizadas 240 castrações por ano, sendo 10 machos e 10 fêmeas por mês.
O serviço gratuito é destinado aos cidadãos rio-negrenses que possuem uma renda familiar total de até dois salários mínimos. A seleção será feita pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Rio Negro.
O cadastro já pode ser realizado na Secretaria de Assistência Social, que fica localizada no antigo prédio do Fórum de Rio Negro, no Centro. Documentos necessários:
- CPF e RG do responsável pelo animal
- Comprovante de residência
- Comprovantes de renda familiar (total de até dois salários mínimos)
O comprovante de residência também deve estar no nome do responsável pelo animal. Se for uma casa alugada, por exemplo, é possível apresentar o contrato ou uma declaração do proprietário do imóvel.
Também é possível realizar o cadastro no CRAS da Vila São Judas Tadeu. Os tutores também preencherão um formulário de cadastramento onde contém todas as informações necessárias para a seleção dos animais. Cada família pode cadastrar um cachorro por mês.
Após o cadastramento dos tutores, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro será a responsável pela pré-avaliação dos animais em suas propriedades, assim como a identificação e registro dos seus dados, transmitindo em seguida as informações para as clínicas veterinárias credenciadas.
Os tutores cadastrados na Assistência Social do município e aprovados pela Secretária de Agricultura e Meio ambiente serão chamados para comparecer em uma das clínicas credenciadas para a finalização do exame físico e anamnese já iniciados pela médica veterinária. Os tutores receberão todas as orientações para o dia da castração.
O principal benefício é atingir o controle populacional dos animais nas ruas do município, entretanto, estudos comprovam que a técnica de esterilização (castração) também é benéfica para a prevenção de doenças como tumores malignos em cães, contribuindo para a longevidade desses seres não humanos.