Diversos municípios da região estão se solidarizando com Rio Negro e estão realizando campanhas solidárias de arrecadação de alimentos, roupas e vários itens para as famílias desalojadas pelas inundações.
Rio Negro está em estado de emergência desde o último domingo. Atualmente são mais de 390 famílias afetadas pela cheia do rio Negro ou do rio Passa Três. Muitos moradores foram abrigados por familiares e outros estão em dois abrigos municipais: Ginásio de Esportes José Müller e o Colégio Cívico-Militar Caetano Munhoz da Rocha. Atualmente são 179 pessoas acolhidas nos abrigos municipais.
O prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, agradeceu a todos os municípios pela importante ajuda: “Gostaria de agradecer nossa Associação dos Municípios do Suleste do Paraná (AMSULEP), que diante de nossa situação de emergência nos ofereceram menções de apoio e menções em todos os sentidos. Muita Emoção. Gratidão aos prefeitos amigos e ao povo irmão. Também agradeço a ASSOMEC, apoio e apreço”.
Toda ajuda com doações é bem-vinda e faz a diferença! É possível colaborar doando alimentos não perecíveis, cestas básicas, água, roupas em bom estado de conservação, calçados, cobertores, itens de limpeza e de higiene pessoal e também ração para os animais que estão abrigados pela Prefeitura.
Confira os pontos de arrecadação:
- Secretaria de Assistência Social (prédio do antigo Fórum)
- Ginásio de Esportes José Müller
- Sesc Senac (bairro Estação Nova)
- ACI (bairro Bom Jesus)
- Corpo de Bombeiros
- Subprefeitura do Lageado dos Vieiras
O nível do rio Negro continua subindo nesta sexta-feira. Às 13h o índice pluviométrico do rio Negro registrado foi de 10,779 metros, segundo o monitoramento hidrológico da Copel.
A Defesa Civil de Rio Negro está em estado de vigília e monitoramento. Em caso de emergência o cidadão pode entrar em contato pelo número: (47) 9 9171-1778 (WhatsApp). Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.