Retomada pós-enchente em Rio Negro

Por Assessoria - 24/10/2023

O município de Rio Negro reviveu o drama das inundações neste mês de outubro, sendo que o nível do rio Negro chegou perto dos 11 metros, o que gerou a quarta maior enchente da história (desde quando começaram os monitoramentos hidrológicos). Aproximadamente 700 famílias foram afetadas, com mais de duas mil pessoas atingidas.

A ação conjunta envolvendo a Prefeitura de Rio Negro com suas secretarias municipais, membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Organizações Militares do Exército, parceiros privados e voluntários teve o objetivo de aliviar o sofrimento das comunidades afetadas pela cheia do rio Negro ou do rio Passa Três.

Para agilizar as respostas e decisões importantes que precisavam ser tomadas com celeridade, uma força-tarefa foi montada no Ginásio de Esportes José Müller, com isso os cidadãos tiveram todo o auxílio necessário em um momento tão difícil e delicado. Essa estrutura ainda permanece no local dando todo o apoio à população que ainda necessita de ajuda.

A comunicação com o uso de tecnologias também foi fundamental para evitar danos maiores. A Defesa Civil emitiu à população várias informações relevantes e alertas meteorológicos e hidrológicos, com equipes trabalhando 24 horas por dia.

A ação preventiva fez com que muitas famílias que vivem em áreas afetadas pelas enchentes pudessem retirar seus móveis com antecedência, evitando assim prejuízos maiores. Quando houve de fato as inundações, as forças de resposta foram mobilizadas para ações de resgate.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, a Prefeitura de Rio Negro, contando com o importante apoio de voluntários, manteve a qualificação dos abrigos para dar dignidade à população que fazia uso. Dois abrigos foram criados: um no Ginásio de Esportes José Müller e outro no Colégio Cívico-Militar Caetano Munhoz da Rocha.

Para receber as doações, foram estabelecidas bases de apoio logístico, sendo que todos os donativos destinados a Rio Negro foram concentradas no Ginásio de Esportes José Müller, onde foram recebidos, registrados, organizados e transportados até os necessitados.

Às 13h desta terça-feira o nível do rio Negro registrado foi de 4,852 metros, de acordo com o sistema de monitoramento hidrológico da Copel. Com este nível não há mais inundações em Rio Negro, mas a situação ainda é dramática com o pós-enchente. Até a manhã desta terça-feira, no Ginásio de Esportes José Müller haviam 12 famílias abrigadas; no Colégio Caetano já não há pessoas acolhidas.

As famílias que já retornaram para suas casas agora estão na árdua rotina de limpeza. Para ajudar nesse importante processo a Defesa Civil doou kits de limpeza. O processo de limpeza e desinfecção dos locais é fundamental na prevenção de doenças como a leptospirose. Além disso, análises estruturais são realizadas para garantir que as casas que foram atingidas pelas enchentes estão seguras para os moradores.

Nas unidades escolares municipais de Rio Negro as aulas presenciais já retornaram à normalidade, exceto na Escola Municipal Tia Apolônia, que foi atingida pela enchente e deve retomar as atividades presenciais no próximo dia 30.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com recursos do governo estadual e federal, a Secretaria de Obras de Rio Negro também planeja e já realiza os trabalhos de recuperação de ruas, estradas e tubulações que foram afetadas pelas chuvas intensas.

A maioria das ruas que estavam alagadas já está com a passagem liberada para o tráfego de veículos e pedestres. A Prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria de Obras e com a parceria da Sanepar e Corpo de Bombeiros, está realizando a limpeza destas vias para que o cidadão as utilize com segurança, além de colaborar para a retomada das atividades comerciais nessas regiões.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.