A produção de tabaco é essencial para o sustento de muitas famílias rio-negrenses. São aproximadamente 1.500 fumicultores atuando em Rio Negro e muitos deles são atendidos pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
A época de secagem de fumo é um período muito sensível no beneficiamento dessa cultura, por isso qualquer falha na energia pode ser prejudicial à produção. Por esta razão, a Copel recomenda que em caso de falta de energia na propriedade por quaisquer fatores, é preciso comunicar a empresa imediatamente para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.
O contato pode ser feito pelo número: 0800 51 00 116. A ligação é gratuita 24h por dia. Também é possível obter um atendimento fácil através do WhatsApp: 41 3013-8973.
A Copel também recomenda que devido ao fato do processo ser sensível, que sejam adotadas medidas para o suprimento das cargas durante eventuais interrupções de energia.
A companhia desenvolve um plano safra que antecede a colheita do fumo, visando que a rede possa suportar o aumento de carga nesta época do ano. O consumo cresce expressivamente e por isso é feita toda uma manutenção preventiva, corrigindo possíveis falhas e minimizando os desligamentos.
Outro ponto ressaltado é a necessidade de atualização do cadastro do fumicultor, onde o produtor de tabaco é colocado entre as prioridades. Esse cadastro é interno da Copel e ajuda a empresa a entender a rede de clientes. Quando um fumicultor está sem energia, o próprio sistema prioriza o atendimento.
A atualização pode ser feito pelo site www.copel.com na opção “Atualize seus dados”. Todos os dados são protegidos.